Como melhorar sua intuição

17/04/2017 às 18:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:10

Mauro Condé*

A sua atividade mental pode ser dividida em duas partes, uma consciente e lógica e outra inconsciente baseada em intuições e pressentimentos. A sua intuição é uma prova de que você sabe mais do que pode explicar. O incrível é que para a sua intuição, menos é sempre mais.

Para aumentar seu poder de intuição e capacidade de adivinhar mais as coisas, aprenda a usar a sua ignorância como maior aliada para boas decisões. Para ter mais intuição, ao invés de ficar absorvendo mais informações, crie um processo inteligente para descartá-las e descobrir intuitivamente aquelas poucas que são necessárias.

O truque está no entendimento de que a lógica requer sempre um conhecimento grande e detalhado de informações e dos fatos antes de uma decisão, ao passo que a intuição costuma desconsiderá-los totalmente para pegar um atalho e te conduzir a uma boa decisão.

Uma excelente técnica para você desenvolver e aumentar a sua intuição é usar a heurística de que entre duas alternativas, você deve escolher sempre aquela que você mais reconhece.

Se você estivesse num programa de perguntas e respostas e o apresentador te perguntasse qual das duas cidades americanas tem a população maior – Nova Iorque ou Milwalkee – você acertaria se apontasse aquela que você mais conhece e mais ouviu falar. Neste caso, Nova Iorque é a resposta certa, ainda que você nunca tenha ouvido falar da outra alternativa. Chutar na que você mais reconhece aumenta seu grau de acerto em 95% das vezes.

Por mais lógica e óbvia que esta dica possa parecer, muitas pessoas costumam errar a resposta por nervosismo diante da ignorância dos fatos. Os que mais acertam são os que transformam a ignorância em aliada e chutam as alternativas mais conhecidas e reconhecidas. Esta dica também funciona para aumentar sua intuição em decisões de compra, quando você estiver em dúvida sobre um produto A ou B, saiba que suas chances de arrependimento posterior diminuem quase a zero quando você opta pela alternativa que você mais ouviu falar e reconhece.

Portanto, não se estresse tanto quando tiver que tomar uma decisão rápida e não tiver nem tempo nem dados suficientes. A precisão dos seus acertos tende a aumentar quando você tiver menos dados e informações e se basear nas alternativas que você conhecer ou reconhecer mais.

Para aumentar sua intuição, leia o livro de Gerd Gigerenzer – O Poder da Intuição.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por