Como planejar o seu 2017

30/12/2016 às 20:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:16
“Demore o tempo que for para ver o que você quer da vida e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto porque o mundo inteiro tentará te dissuadir”Profeta Zaratustra.

A vida é curta ou não – depende da forma como ela é vivida. Evite chegar ao seu final lamentando não ter feito coisas que gostaria muito.
Toda empresa bem sucedida tem um planejamento estratégico anual. Eu me baseei neste modelo para compartilhar com você uma receita que criei para planejar melhor a própria vida (o modelo pode ser copiado do blog do maluco). 

Pegue uma caneta, uma folha em branco e uma xícara de café e se isole momentaneamente para fugir da rotina e pensar na vida. Num lado da folha, coloque o título: Balanço da minha vida até 2016. Escreva como se estivesse criando uma matéria para uma revista importante com um resumo sobre a sua história de vida. 
Surpreenda-se e sinta muito orgulho da linda história que sua vida produziu até aqui e perceba como ainda existem algumas coisas muito importantes que precisariam ser realizadas, antes que “você seja chamado de volta”.

Vire a folha e coloque o título: Planejamento para 2017 em diante. Em seguida complete a folha com:
- A sua missão nessa vida. A missão é a razão da sua existência. É a declaração resumida do seu propósito de vida – o motivo pelo qual você se levanta todas as manhãs e sai de casa para viver a vida.

- A sua visão para daqui cinco anos – o planejamento estratégico é um exercício de visão do futuro – Imagine quem você quer ser e o que deseja ter realizado em 31/12/22 – como você gostaria de ser conhecido e reconhecido até lá.

- Escreva a sua estratégia para completar a sua missão e alcançar a sua visão de vida. A estratégia é uma alavanca para ampliar as suas forças para a execução das promessas que você faz para você mesmo e aumentar o seu poder para uma vida mais plena.

- Crie um desdobramento para a sua estratégia, em forma de um plano de ação detalhado de vida, descrevendo as decisões e as ações que você precisa empreender ao longo de 2017, descreva-as em ordem de prioridade de metas e coloque um prazo realista ao lado de cada uma delas. 

Religiosamente, uma vez por mês releia o seu planejamento como se fosse uma carta de cobrança severa para você mesmo, sob pena de ver desperdiçada a sua vida pelo seu não cumprimento.

Eu desejo que você construa em 2017 o ano mais incrível da sua vida!

*Condé é palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por