Como viver mais de 100 anos

30/04/2018 às 21:19.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:36


Ells Wheram tem 97 anos. É um milionário americano. Dias atrás, procurou um empreiteiro para construir uma cerca em sua propriedade. Quando o empreiteiro lhe deu o orçamento dizendo que custaria 6 mil dólares, Ells resolveu dispensá-lo. “Por essa quantia de dinheiro, eu mesmo faço isso” resmungou. Ells passou quatro dias construindo a sua cerca. No quinto dia foi parar numa sala de cirurgia cardíaca do hospital, mas não como paciente e sim como médico, profissão que ele ainda exerce aos 97 anos.

Ells faz parte de um grande grupo de pessoas com quase 100 ou mais anos de vida e que foi descoberto após um estudo da National Geographic e do Instituto Mundial do Envelhecimento. Eles descobriram as “Zonas Azuis”, diferentes regiões do planeta (localizadas no Japão, Itália, Costa Rica e parte dos Estados Unidos) que abrigam populações de centenários saudáveis e pesquisaram o que esses velhinhos bem de vida têm em comum:
-Eles não fazem academia nem atividade física em local ou horário pré-determinado. Ao invés disso, eles incorporam o hábito da atividade física às suas rotinas diárias, são pessoas ativas que realizam atividades se mexendo o tempo todo, andando, caminhando, pedalando ou subindo escadas. -Eles não fazem dieta – em vez disso, praticam diariamente o hábito da alimentação balanceada e saudável, totalmente à base de vegetais e alimentos naturais. Muitos inclusive plantam seus alimentos em hortas domésticas ou os compram perto de casa.

Eles evitam a todo custo o excesso alimentar, baseados na velha máxima : menos comida é mais vida. Não cultivam o estresse e como um jeito de viver – em vez disso, cultivam pausas regulares entre suas rotinas e fazem do relaxamento físico e mental suas maiores obrigações. Não vivem isolados porque são velhos – em vez disso, são inseridos na sociedade pelos parentes e amigos e são valorizados pela experiência e sabedoria que transmitem com o convívio diário, fortalecendo suas redes de suporte e laços de amizade. 

Não dividem suas vidas em dois períodos – o da ativa e o da aposentadoria, em vez disso estruturam segundo o conceito tradicional do IKIGAI, palavra japonesa cujo significado é “ Ter uma razão pela qual acordar de manhã”. Para se inteirar do tema, leia o livro “The Blue Zones” , de Dan Buettner.
*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por