Conversar sem dizer uma só palavra

03/07/2017 às 14:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:21

 Mauro Condé*

O mais importante é ouvir aquilo que não está sendo dito – este é um segredo de ouro na interação entre as pessoas.  No processo de comunicação as palavras representam 30% e a linguagem não verbal chega a 70%.

Estudar, entender e interpretar a linguagem corporal e os gestos daqueles com quem nos comunicamos e cuidar da imagem que passamos para eles com a nossa própria linguagem não verbal é uma das habilidades mais importantes no mundo de hoje. Isto pode gerar pelos menos três efeitos imediatos e positivos em nossas vidas:

Melhorar nosso convívio diário com os outros – uma pessoa até pode treinar a fala e o discurso, mas dificilmente conseguirá treinar seus gestos e sua linguagem não verbal. Quanto mais distantes da boca, menos sincronizados serão os outros órgãos do corpo humano – basta observar como os dedos, as mãos e os pés tendem a denunciar um mentiroso em situação desconfortável. Além disso, o corpo humano é cheio de sensores e detectores de mentiras naturais – como uma pupila que se dilata, uma pulsação que se acelera, uma pele que muda de cor e ombros que se mexem, evidenciando a falta de sincronia interna. E a linguagem não verbal serve também como um bom cartão de visitas quando você consegue se posicionar de forma simpática, assertiva e agradável.

Aprender cerca de 30% de uma língua estrangeira sem necessidade de curso ou treinamento – experimente ver um filme em russo ou em chinês com o som desligado ou com as legendas na língua original – você se surpreenderá com o quanto você entenderá do que as pessoas estão falando, apenas observando seus gestos, caras, bocas e linguagem não verbal. O gesto de medo, susto e surpresa é o mesmo em qualquer língua e a leitura de gestos e da linguagem corporal aumenta a nossa compreensão do que está sendo dito.

Aumentar o poder de competição e de sucesso na vida – Estudos já provaram a força da mente sobre o corpo –, você é aquilo que você pensa. O contrário também é verdadeiro, a mente pode ser influenciada pelo corpo, por isso é tão importante você fingir ser poderoso e vencedor, antes mesmo das conquistas. Sorria primeiro, seja feliz depois, finja ser muito confiante, competente, seguro, poderoso e vencedor durante seus momentos de luta mais importantes, nunca passe uma imagem de medo, de derrota, de fraqueza. Finja, imite os gestos dos super heróis em suas lutas. Mas não finja até conseguir. Finja até se tornar. 

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por