De acompanhantes a acompanhadas

21/06/2018 às 19:16.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:53

Haroldo Modesto*

O conceito de parceiro acompanhante é algo que passa por grande evolução quando se trata de mulheres no trabalho e mobilidade global. Embora hoje apenas 20% dos expatriados no mundo sejam mulheres – lembrando que o universo é ainda mais restrito no Brasil, onde essa percentagem é de 5% – esse cenário já vem mudando e as empresas estão mais focadas em melhorar essa participação. Nesse contexto, uma das mudanças que merecem atenção é com relação ao papel das mulheres, tradicionalmente associado ao de esposa do funcionário que está mudando de país. Porém, isso não pode mais ser considerado uma regra.

É cada vez mais comum vermos situações em que essa ordem é invertida, na qual o homem é o parceiro acompanhante de uma funcionária . Entretanto, os desafios enfrentados por elas ainda são muitos

De uma forma geral, as infraestruturas de suporte ao parceiro acompanhante, oferecidas internacionalmente pelos programas de mobilidade, ainda são muito voltadas aos estereótipos de um público feminino – principalmente esposas. Não se contempla a condição das mulheres no trabalho e, como resultado, as opções giram em torno de atividades maternais.

Sem contar que as próprias comunidades locais, ou até mesmo os empregadores no novo país, algumas vezes julgam mal se é uma mulher realocada e não seu acompanhante homem. Isso ocorre em função de normas culturais e estereótipos de gênero. Há casos de falta de empatia ou suporte para a funcionária só por ela ser mulher, algo que as equipes de RH e os próprios gerentes devem ficar atentos. Sem falar que elas podem ser confundidas com acompanhantes, gerando desconforto. 

Suporte técnico para a procura de carreira para o parceiro, treinamento intercultural, identificação de oportunidades de empregos locais são algumas medidas que precisam ser introduzidas para que possamos acolher as mulheres que decidem galgar uma carreira internacional.


* Country Manager da Crown, companhia com mais de 50 anos de experiência e dedicação ao gerenciamento de programas de mobilidade global de empresas.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por