De quanto você precisa para ser feliz?

25/06/2018 às 20:30.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:59

Mauro Condé*

Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento. O meio de transporte que usei foi um livro inteligente e bem escrito. Ele me levou para Israel, ano de 2011, onde encontrei para um bate-papo o israelense Dr. Daniel Kahneman, Prêmio Nobel De Economia e professor Emérito de Psicologia da Universidade de Princeton ( USA). Assim que fomos apresentados, eu fui logo pedindo:

Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha poder de mudar a minha vida para melhor. 

Dr. Kahneman então me respondeu:

– Vou te revelar um grande segredo – a conclusão de uma pesquisa científica que fiz para saber quanto dinheiro uma pessoa precisa para ser feliz.

"A ideia era saber a resposta para a eterna pergunta: “Dinheiro compra felicidade?” através da investigação de perguntas que mediam o bem- estar emocional experimentado pelas pessoas em dias específicos, o grau de satisfação delas com toda a vida e o valor da renda e salário anual das mesmas. Das análises das respostas, tiramos as seguintes conclusões:


Dinheiro é muito bom, porém ter mais dinheiro na vida não traz nem compra felicidade. Até um certo valor, o dinheiro é muito importante mesmo e extremamente necessário para satisfazer principalmente as necessidades básicas de sobrevivência

Acima desse valor, descobrimos que ter mais dinheiro tem um retorno decrescente, principalmente em termos de bem– estar emocional . Depois desse valor limite, os benefícios de ganhar mais dinheiro, embora existam, não são suficientes para garantir o aumento do grau de felicidade. As pessoas muito mais ricas não são mais felizes só por terem mais dinheiro. Rendas altas não garantem felicidade.

Compilando os resultados da pesquisa do Dr. Kahneman com outras mais recentes, deduzi que o nível de saciedade (além do qual o bem– estar emocional diário e a satisfação geral com a vida) para de crescer quando a renda familiar anual média varia em torno de mais ou menos US$ 75 mil, dependendo do país . No Brasil atual, estimo que esse valor esteja até bem abaixo dessa média. Portanto para ser mais feliz e se realizar na vida não busque somente ao dinheiro, busque mais a si mesmo.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por