Design for Reliability – Confiabilidade no desenvolvimento de produtos

22/11/2017 às 15:59.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:49

Rogério Ferreira Rezende*

Nelson Ferreira Filho**

Nas últimas décadas, as novas tecnologias aplicadas nas indústrias evoluíram de forma rápida e, por decorrência os produtos têm se tornado cada vez mais complexos. Os dispêndios com custos elevados das empresas são causados principalmente por retrabalhos em projetos, complexidade dos projetos e pela oferta de longos períodos de garantia do produto.

Assim, se faz mister compreender quando, quanto, o que e como usar a grande variedade de ferramentas de engenharia de confiabilidade disponíveis ajudará a alcançar a meta de confiabilidade de uma organização. Isso está se tornando cada vez mais importante com a crescente complexidade dos sistemas, bem como os métodos disponíveis para determinar sua confiabilidade. Interações do sistema, interfaces, uso complexo e perfis de estrangulamentos precisam ser estudados e avalilados.

As manifestações do mercado relacionadas à confiabilidade dos produtos têm exigido das empresas a implementação do processo de Design for Reliability (DFR) - (Design para Confiabilidade).

O DFR é um processo que descreve o conjunto de ferramentas que suportam o design de produtos e processos (envolve a etapa inicial do conceito até a obsolescência do produto) para garantir que as expectativas de confiabilidade dos clientes sejam totalmente atendidas ao longo da vida útil do produto com redução nos custos do ciclo de vida.

DFR pode ser também compreendido como um programa de engenharia sistemático, simplificado e concorrente no qual a engenharia de confiabilidade é incorporada ao ciclo de desenvolvimento de produtos. Baseia-se em uma série de ferramentas de engenharia de confiabilidade, juntamente com uma compreensão adequada de quando e como usar essas ferramentas durante todo o ciclo de projeto.

Sua aplicação abrange uma variedade de ferramentas e práticas e descreve a ordem geral de implantação que uma organização precisa seguir para projetar a confiabilidade em seus produtos, como por exemplo: D-FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos para Projeto), CAE (Engenharia Auxiliada por Computador), Testes de Vida Acelerado e Lições Aprendidas.

Dessa forma, questiona-se: por que as empresas devem investir seus recursos para implantar um processo de DFR?

É simples a resposta: redução de custos de garantia e satisfação do cliente.

A aplicação do processo de DFR é uma ação estratégica para as empresas, com foco na melhoria da confiabilidade dos projetos e tendo como principais objetivos a satisfação dos clientes e a redução do custo de desenvolvimento de novos produtos.

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade Kennedy proporciona aos alunos um elevado nível de conhecimento em diversas áreas demandadas pelo mercado como: gestão de projetos, ferramentas de confiabilidade e desenvolvimento de produtos, nas quais incluem a aplicabilidade do Design for Reliability.

*É mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas e professor do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Kennedy de Belo Horizonte

**Doutor em Engenharia de Produção, Coordenador e Professor do Curso de Engenharia de Produção das Faculdades Kennedy de Belo Horizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por