Educação é progresso

06/02/2017 às 21:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:44

Aristóteles Drummond*

Quem passa uma temporada um pouco maior em Portugal entende como um país pequeno, desprovido de riquezas naturais, consegue oferecer serviços de qualidade acima da média brasileira a seus cidadãos, apesar da crise. É a cultura de gerações na vida austera, no respeito ao próximo, no comportamento recatado. Até os brasileiros que trabalham e residem em Portugal falam mais baixo, se vestem com mais discrição, adotam uma conduta mais correta. Embora quase 200 mil, entre oficiais e clandestinos, representam uma parcela insignificante na população carcerária, ao contrario dos vindos do Leste Europeu. 

A crise que continua preocupando, já que parou sua recuperação por equívocos do governo que acaba de completar um ano. No entanto, é compensada pelo fenômeno do turismo, com plena ocupação hoteleira, locadoras de automóveis com dificuldade para atender a demanda, restaurantes cheios e com novidades a cada dia em Lisboa, como no Porto e no interior. Hospitalidade e simpatia no trato com turistas, bons preços e, sobretudo, muita segurança. E mais: tem clima e gastronomia que atraem, além de jogo e o fato de, no verão, receber os grandes navios de cruzeiro da Europa. 

Fácil se observar que o Brasil, com o seu tamanho, possui condições mais favoráveis a receber turistas, e com baixo custo em termos de gastos públicos. A melhor mão de obra é treinada pelo SENAC, os investimentos são privados. Falta apenas uma política de autoridade e disciplina nas escolas públicas e mais polícia nas ruas. O sucesso do VLT carioca e dos metrôs demonstram que o povo sabe ser educado quando quer. 

Muitas empresas multinacionais estão cada vez mais presentes no país, em função da qualidade de vida das cidades portuguesas, que pode, no futuro, vir a juntar incentivos naturais de um bom ambiente de negócios, o que vem ocorrendo na Europa que abandona os sonhos socialistas. Portugal vem se tornando também uma opção de moradia permanente, especialmente de franceses e ingleses, e brasileiros e claro, aposentados, o que sustenta o setor imobiliário. 

(*) Jornalista e escritor


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por