Educação - Tudo que vai volta

23/04/2018 às 21:01.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:29

Mauro Condé*

“Se você acha que investir em educação custa caro, experimente o custo da ignorância”. Frase de Derek Bok, ex-presidente da Universidade de Harvard. Certa vez, em plena Inglaterra, li uma história que, fato ou versão, nunca mais saiu da minha cabeça:

Numa tarde fria, um pobre lavrador trabalhava incansavelmente, quando ouviu gritos de socorro vindos da região de pântano. Preocupado, ele largou a enxada e correu para ver o que estava acontecendo. Então ele avistou um jovem garoto enterrado até a cintura e se afundando cada vez mais, gritando muito por socorro.
O lavrador se desdobrou e com esforço conseguiu retirar o jovem de dentro do pântano, salvando-o da morte. No dia seguinte, uma linda carruagem estacionou na porta da casa do lavrador. De dentro saiu um nobre elegantemente vestido que se apresentou:

-Sou o pai do garoto que o senhor salvou ontem e vim até aqui para agradecer e recompensá-lo pelo seu gesto.

- Não senhor, não posso aceitar dinheiro, recusou o lavrador.

Naquele exato momento, a porta da casa do lavrador se abriu e de lá de dentro saiu um garotinho que chamou a atenção do Lorde.

-É seu filho?

-Sim. Respondeu orgulhosamente o humilde lavrador.

-Então, permita-me lhe fazer outra proposta:

-Deixe-me proporcionar ao seu filho o mesmo nível de instrução e educação que proporcionarei ao meu.

Se seu filho se sair como o senhor, nós dois nos orgulharemos muito dele. Então o lavrador aceitou a oferta do nobre para custear os estudos do filho. Ele frequentou as melhores escolas e acabou se formando em medicina na escola médica de Londres. Ele se tornou um médico brilhante e ficou mundialmente conhecido como Dr.Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.

Anos depois, o jovem filho do Lorde adoeceu com pneumonia.

Os jornais Daily Telegraph e The Morning Post da época noticiaram que ele tinha sido salvo graças à Penicilina. Santa coincidência – o nobre que investiu na formação de Fleming, o inventor da Penicilina, era Sir Randolph Churchill e seu filho, salvo duas vezes pela família Fleming, era Sir. Winston Churchill, um dos maiores líderes mundiais. Pois é, assim é a vida, faça o bem, pratique o bem, não importa a quem.</CW> Invista sempre em educação, ela compensa e recompensa!

* Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco
 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por