Empowerment incrementa gestão

18/01/2017 às 21:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:28

Jacqueline Rezende*

O empowerment propicia aos funcionários tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, aumentando a participação e responsabilidade nas atividades empresariais. Se há delegação, a gestão é mais organizada. Geralmente, 20% do tempo dele são gastos para administrar conflitos ou resolver problemas que, se fossem delegados e planejados, teriam mais sucesso e garantiriam mais tempo ao gestor para se dedicar às decisões realmente estratégicas do negócio.

As empresas precisam de profissionais que se sintam elemento do negócio, que pensem como donos. É comum encontrar nas empresas funcionários contratados apenas para realizar um trabalho totalmente operacional. O ideal é que as organizações tenham funcionários dispostos a vestirem a camisa e contribuírem com ideias e estratégias para ir além da esfera “ctrl+c” e “ctrl+v”, atingindo um cenário de contribuição e desenvolvimento.

Um empresário que adota essa descentralização pode se ausentar da empresa em uma necessidade e sem preocupações, pois tem certeza que a equipe está capacitada para tomar as melhores decisões para o negócio. 

Se um gestor tem dificuldade de delegar, acaba deixando de pensar estrategicamente e também se torna operacional, impedindo o crescimento da empresa, seu desenvolvimento profissional e, inclusive, o da equipe. Ele compromete o negócio e a gestão do capital intelectual organizacional.

Implementar o empowerment não é uma tarefa fácil. É importante ressaltar que esse processo de descentralização não elimina o poder e a liderança do gestor. Otimiza os processos e inclui os colaboradores nas tomadas de decisão, permitindo que se sintam mais úteis e capazes ao disponibilizar mais tempo para que a gerência atue diretamente em decisões mais urgentes. 

É imprescindível que a empresa esteja disposta a adotar a cultura do empowerment, aceitando os desafios que o modelo apresenta para as mudanças realmente acontecerem e gerar resultados satisfatórios.

(*) Especialista em gestão de pessoas e diretora da Sias Consultoria e gestão 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por