Equilíbrio financeiro

13/03/2018 às 14:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:50

Aroldo Rodrigues

O consumidor brasileiro não tem o hábito de poupar dinheiro. Os motivos que fazem com que o Brasil tenha uma das menores taxas de poupança do mundo são culturais. Na China, por exemplo, a taxa de poupança é mais que o dobro da brasileira. O chinês poupa 30% do seu salário.

Acredito que parte dessa inabilidade de gerir as próprias finanças tem como origem a falta do ensino de finanças pessoais desde o ensino fundamental. As crianças crescem, muitas vezes, sem ter a mínima ideia de como tratar o dinheiro. E  quando adultas se veem na situação onde precisam administrar seus rendimentos, mas não têm disciplina e ferramentas para tal.

Desta forma, além de não poupar, se comprometem  com gastos que extrapolam seu orçamento. Para cobrir esse rombo, o indivíduo recorre ao caminho mais simples, os créditos pré-aprovados: cheque especial ou crédito rotativo do cartão.

Por causa da facilidade de contratação e por consequência maior risco para instituição, os bancos cobram maiores taxas para esse tipo de empréstimo. Juros funcionam como prêmios para o risco, e quanto maior o risco maior o juro cobrado. É aí que mora o perigo.

O juro do cheque especial é de aproximadamente 300% ao ano. O que significa que aquele deslize nas finanças pode custar muito mais do que parece. Só não custa mais caro do que deslizar no cartão de crédito. O rotativo do cartão cobra cerca de 320% de juros ao ano. Com a nova regra, a dívida do cartão após um mês passa para a modalidade de empréstimo, ainda assim muito caro.

Alguns bancos já criaram alternativas para o cheque especial. Agora clientes que usarem até 15% do limite da conta por 30 dias terão a opção de aderir a uma modalidade mais barata de crédito, mas ao contrário da regra do cartão, essa mudança é opcional.

A melhor solução definitiva para esse problema não vai ser criada por nenhum banco central ou pelo seu gerente. A saúde financeira na grande maioria das vezes só depende de nós, de nosso planejamento e auto-controle.

Economista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por