Era do Marketing Digital 4.0

Opinião / 06/04/2018 - 06h00

*  Claudio Stringari

Já não basta apenas ter um produto de qualidade e um atendimento de excelência para que uma empresa alcance o sucesso. Isso passou a ser condição sine qua non para qualquer marca. Da loja de bairro às marcas globais, qualidade de produto e de atendimento e preço justo são essenciais para sobreviver. Se essa equação estiver solucionada, o negócio já tem 10% do caminho percorrido.

Sim, só 10%! Porque, como disse, isso virou commodity. Os outros 90% passam por itens como logística, sustentabilidade, ponto de venda, promoção, comunicação, marketing, branding e por aí vai... Um dos maiores desafios da atualidade é chamar atenção do chamado público-alvo. Em qualquer segmento, o objetivo é o mesmo: vender mais. Com a presença cada vez maior na vida dos consumidores e influência do meio digital, o marketing se tornou ferramenta essencial para qualquer marca. Prova disso é a pesquisa realizada pela PwC em 2015, que revelou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de decidir uma compra. 

O marketing digital auxilia não só na construção de uma reputação, mas no aumento da audiência on-line. Diferentemente do marketing tradicional, o retorno sobre investimentos no mundo digital se dá com mais facilidade. Mas, mesmo com todos os recursos, é preciso pensar além e tentar incorporar novas formas de otimizar o marketing digital. Um exemplo? Já estão sendo estudado e aplicado o uso de inteligência virtual na comunicação, assim como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon - uma forma de inovar com o uso de muita tecnologia.

 resumo de tudo isso seria apenas reforçar o papel estratégico do marketing Afinal, seja online ou de maneira tradicional, garantir uma boa comunicação dentro e fora da empresa é o caminho certo para se tornar referência na área de atuação, conquistando o mercado e atraindo cada vez mais novos clientes. E, por fim, vendendo e lucrando mais. Afinal, lucro não é pecado.

*Claudio Stringari, vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR) e sócio da Central Press.


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