Esclareça dúvidas sobre o clareamento dentário

03/07/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:20

Escovar os dentes, passar fio dental e utilizar um enxaguante bucal. Apesar de apostarem nas regras básicas para uma boa higiene bucal, muitas pessoas ainda não estão satisfeitas com o sorriso. Envelhecimento, alimentação e maus hábitos podem ser grandes influenciadores para esta insatisfação, causando manchas e amarelamento dos dentes. Nestes casos, o clareamento dental é uma ótima opção para alcançar um sorriso perfeito. No entanto, antes de tomar qualquer providência, o ideal é esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento.

Normalmente, qualquer pessoa pode fazer clareamento dental. Todavia, há restrições para pessoas que têm tártaro, placas ou problemas gengivais. O ideal é primeiro tratar estes problemas para então, realizar o clareamento. Gestantes e lactantes também devem esperar o período, pois não há dados que comprovem a segurança do procedimento em grávidas. No caso de pessoas com amplas restaurações ou próteses, a colocação de facetas – famosas lentes de contato para os dentes – pode ser mais eficiente, pois o clareamento abrange somente os dentes, não o material restaurador utilizado.

Quanto à dúvida sobre qual o tipo de clareamento mais eficaz, tanto o clareamento de consultório quanto o caseiro garantem resultados satisfatórios. O primeiro produz resultados instantâneos através de géis de alta concentração aliados ao laser. Já o segundo é mais lento e gradual. Mas é importante salientar que ambos devem contar com a ajuda de um profissional qualificado. Geralmente o processo de clareamento pode causar um aumento da sensibilidade dos dentes ao frio. Entretanto, com a alta tecnologia, os produtos utilizados atualmente possuem agentes que diminuem esta sensibilidade.

A alimentação é outro fator de relevância quando se fala em clareamento. Principalmente durante o tratamento e até quinze dias após, deve-se evitar o consumo de alimentos de forte coloração como café, açaí, vinho tinto, beterraba, chocolate ou outras bebidas e alimentos com adição de corantes. O clareamento dura, em geral, um ano. Para manter o efeito por mais tempo, o ideal é não consumir nenhum destes itens em excesso. Os hábitos do paciente em relação à alimentação e ao consumo de cigarro – um dos maiores vilões dos dentes brancos – influenciam muito na durabilidade do procedimento. Já as facetas de porcelana não alteram a cor.

Um dos maiores mitos acerca dos dentes brancos é que muitas pessoas acreditam que os cremes dentais e enxaguantes bucais com ação clareadora causam o mesmo efeito do clareamento dentário. Definitivamente não. Estes produtos podem ajudar em manchas externas, mas não penetram os poros dos dentes promovendo o real clareamento. Inclusive eles não devem ser utilizados constantemente, pois são muito abrasivos e danificam o esmalte do dente.

Paulo Coelho Andrade

Dentista especialista em implantodontia e odontologia estética

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por