Força do associativismo empresarial

10/02/2017 às 20:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Tatiane Verônica Ribeiro*

Há milhares de anos o homem descobriu a importância de viver em grupos. Para sobreviver, agrupou-se em pequenas tribos e, a partir daí, percebeu que ao fazer as coisas em conjunto conseguia melhores resultados pelos seus esforços.

Quando falamos do mundo empresarial, a força do associativismo se mostra muito evidente. Alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada em parceria com uma entidade associativa.

Hoje, no Brasil, o movimento associativista empresarial é bastante significativo, existindo diversas instâncias organizativas, constituídas pelas confederações, federações e associações dos mais diversos setores e segmentos de negócios. A prática do associativismo, além de fortalecer aspectos internos da gestão, como treinamentos da equipe, inovação tecnológica, poder de compras, propaganda, etc., também reforça a imagem externa da empresa e do próprio empresário, como referência e liderança empresarial.

A consolidação do espírito reforça a cooperação entre empresas, colaborando com o maior profissionalismo e com a capacidade de competir. Dessa forma, é preciso potencializar essa força do associativismo, no sentido de assegurar um ambiente de negócio com concorrência mais saudável e menos predatória.
Setores e segmentos empresariais organizados formam empresas e profissionais mais competitivos. Diante de um mercado globalizado, as relações e serviços de forma agrupada entre as micros, pequenas e médias empresas tornam-se cada vez mais importantes para a sobrevivência no mercado.

Infelizmente essa forma de pensamento coletivo em busca do interesse comum entre os associados ainda é pouco explorada, por conta da cultura individual que muitos ainda sustentam. É preciso entender o associativismo como uma grande oportunidade de ampliar a visão e desenvolver as especialidades necessárias à sobrevivência e expansão do negócio. A empresa que ainda mantém a postura de atuar de forma isolada no mercado está comprometendo a sua sustentabilidade a longo prazo.

(*) Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima
 

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