Gravidez depois dos 40

18/09/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:35

Sandro Sabino (*)

Ter filhos após os 40 anos já se tornou uma realidade na vida de muitas brasileiras. A cantora Ivete Sangalo, por exemplo, revelou na semana passada que está grávida de gêmeos, aos 45 anos. O novo estilo de vida feminino e o adiamento da maternidade é um fenômeno cada vez mais comum, como consequência das mudanças nos padrões familiares e sociais. 

Conforme dados do Ministério da Saúde, divulgado em fevereiro, o número de mulheres que se tornaram mães após essa idade subiu 49,5% em 20 anos, passando de 51.603, em 1995, para 77.138, em 2015. É possível, sim, ter uma gravidez saudável, entretanto, deixar esse sonho para depois, muitas vezes, pode gerar alguns problemas relacionados à fertilidade.

As mulheres ficam menos férteis com o passar do tempo e a probabilidade de uma gravidez natural diminui. Hoje elas têm mais acesso a estudos e se esforçam para estabelecerem uma carreira estruturada, adiando a gravidez. O que deve ser levado em conta é que após os 40 anos, as chances de engravidar, sem o auxílio da medicina reprodutiva, são mais baixas.

Quem deseja adiar a gestação deve estar ciente das possíveis dificuldades biológicas posteriores. Após os 40 anos, são necessários cuidados e exames específicos para evitar a ocorrência de problemas ou uma intensificação durante a gravidez, como pressão alta, diabetes e sobrepeso.

A gravidez tardia está associada a maiores riscos de complicações obstétricas. Sabe-se que esse tipo de gestação apresenta maior risco de desenvolvimento de diabetes gestacional e pode também implicar em problemas, com o desenvolvimento do bebê e maior probabilidade de prematuridade. Outro aspecto é a possibilidade de doença hipertensiva com um aumento da pressão arterial, que também demanda cuidados específicos, como medicação e dieta. Pode-se também apresentar risco de prematuridade, quer seja por complicação obstétrica ou por um problema de desenvolvimento placentário.

A gravidez natural nessa faixa etária é possível, porém, entre 20% e 25% dos casais podem ter dificuldades e depender de um tratamento de reprodução assistida. À medida que a mulher envelhece, complica também a fertilização dos óvulos. Aos 35 anos, a chance de uma gravidez natural é de 15%, a partir dos 40 a probabilidade cai para 5%. Se depois de seis meses, a mulher nessa faixa etária não conseguir engravidar, o indicado é procurar um especialista em reprodução assistida.

A medicina está muito avançada, possibilitando que gestações em idades mais tardias fiquem cada vez mais seguras que em anos anteriores. Existem técnicas revolucionárias para propiciarem essa gestação.

(*) Especialista em reprodução assistida e diretor da Clínica Vilara

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por