Inovações versus segurança pública

10/02/2017 às 19:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Everton Cruz*

Já faz algum tempo que muitos especialistas chamam a atenção sobre a importância da inovação para a segurança. De acordo com eles, as últimas três décadas se caracterizaram pela construção de uma conjuntura marcada por notáveis reformas e realizações nas mais distintas instituições policiais de todo o mundo.

Este novo direcionamento foi influenciado não só pelo fracasso dos modelos considerados reativos, como também pelas descobertas científicas e acúmulo de evidências relacionadas ao assunto, como, por exemplo, o padrão de polícia comunitária, o policiamento orientado para a solução de problemas, o georreferenciamento (toda e qualquer informação geográfica), o conjunto de tecnologias cuja finalidade é mapear o crime e a violência e a abordagem colaborativa entre policiais e agências de serviço social, entre outras.

No Brasil, alguns destes recursos e técnicas já vêm sendo empregados pelas polícias, ainda que de forma parcial e/ou como projeto-piloto. No entanto, aqui se deve ressaltar o fato de que muitas destas inovações não se difundiram com certa recorrência no país.

Talvez, no Brasil, a grande maioria das pessoas nunca tenha sido informada sobre a existência de projetos alternativos para a questão da segurança pública, como, por exemplo, o uso de aplicativos como o Sempre Alerta, desenvolvido pela empresa pernambucana Mooh Tech, cujo conceito de segurança colaborativa se mostra essencial em seu desenvolvimento, contando com a participação efetiva da população para o seu pleno sucesso.

O uso da tecnologia como aliada da segurança da população no Brasil ainda tem muito que crescer, mas, nem por isso é algo desanimador no que se refere a este assunto. Pelo contrário. É possível afirmar que há como avançar no desenvolvimento do combate à violência e na parceria cada vez mais sólida entre sociedade civil e os órgãos públicos para atender a necessidade da população por uma sociedade mais organizada e devidamente segura.

(*) Sócio-fundador da Mooh Tech.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por