João Dória: novos tempos

20/04/2017 às 21:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:12

Aristoteles Atheniense*

O prestígio que cerca João Dória, após cem dias de sua investidura na prefeitura paulistana, mesmo despertando ciúmes e gerando incertezas quanto ao seu futuro político, está a merecer reflexões.

A esta altura, tornou-se alvo de especulações, embora insista em afirmar que o seu propósito consiste somente em fazer de São Paulo uma cidade onde se possa viver com segurança.

As suas seguidas manifestações em prol da candidatura de Geraldo Alckmin ao Planalto, não significam que venha a abdicar até 2018 da possibilidade de concorrer à Presidência. Basta considerar a aprovação recorde obtida no terceiro mês de seu mandato: 26% votariam nele para presidente; 29% cogitam dessa possibilidade, ainda que a maioria (42%) se oponha à sua candidatura a qualquer cargo.

A aceitação que já recebeu como prefeito (43%), revela que a sua subida na preferência popular tende a aumentar.
Em recente pronunciamento em Porto Alegre, na abertura do 30º Fórum da Liberdade, Dória foi taxativo quanto à ameaça que possa atingi-lo com o decantado retorno de Lula, afirmando que o ex-presidente “não é salvador de nada. Você não vai destruir outra vez o sonho de o Brasil ser um país honesto, um país decente, que sabe seus valores”.

Além de enfatizar que nas repartições públicas de São Paulo será usada somente a bandeira “verde e amarela”, anunciou haver promovido um corte de 31% nos cargos preenchidos por indicação dos partidos, eliminando, assim, o uso de mais de mil automóveis oficiais.

A sua ida à Coreia do Sul, em busca de parcerias e investidores, incluiu visitas à Hyundai, LG, SK. A Samsung, empresa suspeita de fazer doações, foi atingida com a prisão de seu vice-presidente, Lee Jae-Yong, num escândalo de repercussão mundial que guarda semelhança com a Operação Lava Jato.

A embaixada brasileira cuidou de organizar a agenda de Dória em Seul, à exceção da ida a Samsung. Uma de suas metas é atrair grupos interessados em seu programa de privatizações e concessões, tendo mantido encontros com executivos dos bancos de investimentos Mirae Asset e Korea Investment Corporation.

O empenho de Dória em buscar, em curto espaço de tempo, solução para os problemas que afligem a população de São Paulo, mirando-se nos exemplos de outras nações, certamente concorrerá para credenciá-lo a atingir posições de maior relevo em sua trajetória política. 
(*) Advogado e Conselheiro Nato da OAB, diretor do IAB e do IAMG
www.facebook.com/aristoteles.atheniense
Blog www.direitoepoder.com.br
Twitter: @aatheniense

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por