Lição na engenharia

18/07/2018 às 21:29.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:29

Mauro Eugênio Lechi Vieira 

Estruturas autoportantes são estruturas que suportam cargas verticais e horizontais além do seu peso próprio. Esse sistema construtivo vem sendo desenvolvido e testado ao longo de toda a história da humanidade. 
O início da utilização desse sistema é datado de 3000 A. C. com as construções dos Persas e Assírios. Após esse início, inúmeras construções se destacam, podendo citar as três pirâmides de Guizé no Egito (2600 A. C.), as construções dos povos Maias, Astecas e Incas (1000 A. C.), o Coliseu (70 D. C.) além de inúmeras igrejas medievais. Em 1990 é construído o hotel Excalibur, em Las Vegas ( EUA), com 30 pavimentos sendo considerado o prédio mais alto do mundo em alvenaria estrutural.

No Brasil, estruturas autoportantes foram trazidas pelos colonizadores, utilizando pedras e tijolos maciços baseados em adobes. Os primeiros registros de construções utilizando blocos vazados de concreto armado são datados de 1966 no Conjunto Habitacional Central Parque da Lapa, na cidade de São Paulo.

Atualmente, a alvenaria estrutural representa importante fatia do mercado nacional por apresentar economia em torno de 30% no custo da estrutura do pavimento, quando comparado ao sistema de concreto armado convencional. 
Embora muito executada, vários são os gargalos desse sistema construtivo, como o pequeno número de profissionais conhecedores do processo e pelo fato de poucos cursos de engenharia oferecerem a disciplina de estruturas autoportantes. A demanda do mercado faz com que profissionais não habilitados utilizem o processo, com consequentes prejuízos na qualidade das construções.

Reconhecida pela sociedade por preparar seus alunos e antenada às necessidades do mercado de trabalho, as Faculdades Kennedy disponibilizaram a disciplina de Estruturas Autoportantes, pela qual os alunos aprendem a calcular e executar obras em alvenaria estrutural. 

A difícil tarefa de ensinar a calcular e a executar obras utilizando esse sistema construtivo não seria possível sem uma estrutura curricular de excelência que alicerça todo um aprendizado continuado e eficiente. Todas as disciplinas ministradas são importantes para o desenvolvimento do aluno, mas para estruturas autoportantes destacam-se sistemas estruturais 1 e 2, resistência dos materiais 1 e 2 e estruturas de concreto armado 1 e 2. 

Conhecer a fundo as demandas do mercado de trabalho é fundamental não só para ter um ensino de qualidade, mas também para garantir a empregabilidade dos alunos. Como ex-aluno e professor das Faculdades Kennedy há quase oito anos, afirmo com toda certeza que cumprimos esse papel todos os dias. 

*Mestrando em Materiais da Construção Civil pela UFMG e professor das Faculdades Kennedy
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por