Música e alfabetização

14/08/2018 às 22:07.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55

Myrian Aubin * Você incentiva seu filho a aprender algum instrumento? Além de lúdica e prazerosa, essa atividade pode ser uma forte aliada no processo de alfabetização., É o que mostra uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com alunos no ensino infantil. Segundo o estudo, aulas de piano tiveram impacto positivo sobre a capacidade de distinção de níveis sonoros e palavras. Assim, as crianças adquiriram melhor consciência fonológica – componente-chave na aprendizagem da leitura. Outras pesquisas na área já demonstraram que, geralmente, músicos têm melhor desempenho em tarefas como compreensão de leitura e distinção de ruído ambiente. Obviamente, nem toda criança que estuda música se tornará profissional do ramo, mas a atividade oferecerá suporte no processo de aprendizagem. Cantar e tocar instrumentos estimulam áreas neuronais que serão trabalhadas futuramente em outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos. O contato com a música pode ser estimulado desde os primeiros meses de vida. A escuta de canções estimula a região cerebral denominada córtex auditivo e torna as crianças mais aptas a diferenciar sons. Além disso, estimula a coordenação motora, uma vez que eles escutarão o ritmo e vão reproduzir com movimentos corporais. Por volta dos seis anos, o estudo da música se torna mais formalizado, com a inserção de técnicas para tocar instrumentos. Esse ensino ajudará no processo de alfabetização, uma vez que se assemelham. Tanto a partitura quanto o livro representam sons transferidos para a linguagem escrita. Portanto, a criança exercitará a capacidade de decodificar os sinais no papel e transformar o conteúdo em música ou, no caso da escola, em leitura de um texto. Até o aprendizado de matemática é auxiliado, considerando que os números são símbolos, assim como as notas musicais. Por isso, o ensino de música nas escolas é fundamental. No dia 18 de agosto, completa-se 10 anos que a Lei nº 11.769, que torna essa prática obrigatória, foi sancionada. O objetivo da lei não é formar músicos, mas desenvolver sensibilidade, integração e diversos benefícios na vida escolar dos alunos. Porém, também é dever da família estimular o contato de seus filhos com a música. *Pianista mineira e diretora artística do projeto Allegro Vivace 

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