Minas na vanguarda do transplante capilar

10/02/2017 às 19:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Otávio Boaventura*

Nos últimos anos, temos observado uma verdadeira revolução nos tratamentos cirúrgicos para combate à calvície. E um desses avanços teve origem aqui em Minas Gerais. Em 2007, o cirurgião plástico mineiro Marcelo Pitchon revolucionou o implante capilar com o Preview Long Hair, procedimento em que fios longos são retirados da área doadora dos pacientes através da técnica FUT, sigla em inglês para Transplante de Unidade Folicular. 

Nela, retira-se uma faixa com cabelo da parte de trás ou da lateral da cabeça para implantá-la na região calva. Isso era realizado com a colocação somente de fios curtos. A inovação do Dr. Pitchon permitiu a realização também com fios longos.

O implante de fios longos permite que o paciente avalie o serviço realizado pelo cirurgião logo após a cirurgia, e não somente um ano após o desenvolvimento dos enxertos, como no implante de fios curtos. Outras vantagens são melhor camuflagem de crostas e vermelhidão da cirurgia pelos fios longos, além do resgate praticamente imediato da autoestima do paciente.

Recentemente, surgiu uma nova técnica de obtenção de fios da área doadora, denominada FUE (Extração de Unidades Foliculares). Essa modalidade inovadora permite extração de fios um a um, sem necessidade de corte com bisturi, evitando cicatriz linear da cabeça – principal receio dos pacientes em relação à técnica FUT. 

Porém, uma de suas desvantagens é que o paciente precisa raspar toda a cabeça para realizar o procedimento. No Brasil, onde grande parte dos pacientes já se submeteu anteriormente à FUT, raspar a cabeça significava expor a cicatriz proveniente do implante capilar, gerando grande receio.

Influenciado pelas ideias de Pitchon, adaptei os conceitos do Implante de Fios Longos ao FUE, criando um procedimento chamado internacionalmente de Long Hair FUE, em que a extração é feita com os fios longos e, portanto, não se torna necessário que o paciente raspe a cabeça. Com essa técnica, fruto de visitas a serviços de restauração capilar em todo o mundo e cursos no exterior, tenho conseguido resultados muito promissores. Agora, podemos realizar a extração fio a fio sem a necessidade de raspar os cabelos, e ainda utilizando fios longos.

O trabalho foi publicado na revista científica mundial de maior abrangência sobre transplante capilar e a técnica, apresentada no último Congresso Brasileiro de Restauração Capilar, em Curitiba, e em encontros realizados em Las Vegas e Bruxelas. Para 2017, estão na agenda apresentações no Canadá, Coreia do Sul, Turquia, Itália e República Tcheca.

A expectativa é que a nova técnica leve qualidade de vida e satisfação pessoal ao máximo de pacientes possíveis, alavancando Minas Gerais de maneira cada vez mais incisiva no mapa global de referências em tratamentos capilares.

(*) Cirurgião plástico especialista em restauração capilar

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por