Mundo moderno sem mineração?

13/09/2017 às 15:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:32

Cláudia Duarte da Conceição e Vanessa Aparecida Alves de Paula Soares*

Imagine um mundo sem meios de transporte, sem comunicação, sem construções, sem aparelhos indispensáveis em consultórios médicos (raios-X ou ferramentas cirúrgicas) e sem itens básicos de higiene pessoal. Nós não teríamos nada disso, tampouco uma série de outros itens que estamos habituados, se não existisse a mineração.

Apesar do contato com produtos minerais o tempo todo, muitos desconhecem ou conhecem superficialmente os aspectos ligados à mineração. O pouco que sabem é proveniente de noticiários que, na maioria das vezes, retrata apenas os acidentes ambientais e impactos negativos provocados por mineradoras e “atacam” a mineração chegando a considerá-la como atividade inútil. Mas o que seria do mundo moderno sem ela?

Simplesmente não funcionaria! A mineração representa o progresso humano desde os primórdios até a vida moderna.
Os produtos minerais são componentes essenciais para a existência de celulares, carros, maquinários, todos os tipos de construções, além dos produtos diversos que utilizamos no nosso dia a dia. Esses recursos naturais são matérias primas indispensáveis e, na maioria dos casos, insubstituíveis para atender as necessidades básicas do ser humano – o que inclui alimentação, moradia, higiene e vestuário. Além de representar um papel importante no desenvolvimento econômico, social e tecnológico de uma sociedade. “A mineração é um dos pilares da sustentação econômica do Brasil” (IBRAM,2014).

Podemos citar alguns elementos como: cobre, componentes de fios elétricos; o cimento das construções e o flúor, elemento essencial do creme dental. Tudo isso vem dessa atividade, que para muitos é dispensável. Por que não citar, então, um aparelho, com tecnologia cada dia mais avançada, que já faz parte da vida das pessoas,  o smartphone? Nele são utilizados elementos como nióbio, tântalo, prata, titânio e muitos outros produtos da mineração. Atrevo-me a dizer, sem medo de exageros, que todos (praticamente) os itens que necessitamos contêm metais e minerais ou dependem dos mesmos para sua produção.

“A atividade de mineração reflete positivamente na qualidade de vida dos cidadãos”. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades mineradoras é maior do que o dos respectivos estados (IBRAM, 2015).

Impactos negativos? Sim, existem, mas é possível planejar e implantar estratégias de gestão, aliada às políticas públicas, para minimizar ou prevenir tais impactos e potencializar os benefícios social, ambiental e econômico.

O engenheiro de minas, profissional que atua mais diretamente na mineração, tem papel importante para que isso aconteça. No curso oferecido pela FKBH o estudante aprende que é uma atividade fundamental e representa desenvolvimento e não destruição, desde que realizada de forma crítica, ética, humanística e ambiental.

(*)  Cláudia Duarte da Conceição é engenheira de minas , Mestre em Engenharia Mineral e professora do curso de Engenharia de Minas das Faculdades Kennedy
(*)  Vanessa Aparecida Alves de Paula Soares é engenheira de minas, mestre em tecnologia mineral e especialista em Sistemas Mínero-Metalúrgicos. Professora do curso de Engenharia de Minas das Faculdades Kennedy de Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por