Negócios em educação

23/01/2017 às 20:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:32

Ricardo Althoff*

A última pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, em 2015, patrocinada pelo Sebrae, apontou que cerca de quatro entre dez adultos brasileiro já possuem um negócio próprio ou estão iniciando um. A taxa de empreendedorismo só cresce e dobrou para 39,3% atingindo seu maior índice em 14 anos. Empreender é o espírito de nossa época.

Nesse cenário uma das oportunidades de maior potencial é justamente um mercado pouco explorado, o da educação. Devido às diversas alterações e recentes turbulências que o setor educacional vem sofrendo, vivemos uma época em que novos caminhos se abrem. É época de abandonar o antigo <CF36>mindset</CF> do mercado, que era se limitar a lecionar, dirigir, coordenar, etc., e abraçar a ideia de que vivemos a oportunidade de crescimento profissional que se estende além da sala de aula. 

Alguns podem afirmar que isso se deve a falta de meios de investir em algo tão grande e complexo quanto abrir uma escola. Outros que a formação profissional de educação nem sempre passa perto do empreendedorismo. Bom ambos estão errados. Cada vez mais se observa cursos de pós-graduação focados em negócios e gestão, sem contar na inclusão de empreendedorismo nas grades de pedagogos e linguistas.

No que tange ao investimento alto, muito mudou graças às mudanças trazidas pela internet. Há alguns anos, a Sistema Firjan organizou um estudo em todo o país cujo objetivo era prever as perspectivas do uso da tecnologia nas salas de aula nos próximos cinco anos. Os resultados não podiam ser mais promissores e adequados ao novo contexto de empreendedorismo. Não só o uso da internet como ferramenta de ensino se ampliou, como o mercado cresceu em possibilidades graças a isso. A forma de aprender está ligada ao digital, à interdisciplinaridade, à interação. 

A ideia é trocar o ensino puro, pela administração de plataformas que já contam com apoio educacional competente e que possam ser garantidas pelo administrador, dado seu know how. Isso permite o educador lucrar em uma área que lhe é familiar, sem precisar atuar como professor, tendo uma forma paralela de renda, totalmente desvinculada de uma marca ou instituição. Uma marca própria.

A área tem crescido para vários lados, basta aproveitar o tempo de mudança e novos começos e abraçar a possibilidade.
 

(*) CEO da Seu Professor Empreendedor & Negócios.


 

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