Novos políticos

21/08/2017 às 15:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:11

Aristóteles Drummond*

O fenômeno político-eleitoral que é o surgimento de João Dória causou na política nacional, com sua eleição para a Prefeitura de São Paulo, está prosperando em todo o país. São muitos os nomes oriundos da classe empresarial que estão sendo lembrados para 2018. Realmente, o empresário precisa ter os mesmos dons dos bons políticos: prudência, visão, coragem e compromisso com a qualidade. E, claro, honestidade e ética.

A Associação Comercial de São Paulo, por exemplo, revelou ao Brasil homens públicos de serviços prestados, como são os casos de seus ex-presidentes Brasílio Machado Neto, Paulo Maluf e Guilherme Afif Domingos. E a Fiesp emprestou alguns de seus dirigentes para funções políticas relevantes, como Roberto Simonsen. A CNI deu Euvaldo Lodi, Albano Franco, José Alencar e Armando Monteiro Filho. Além dos consultores informais de governantes como João Dault, de Getúlio Vargas; Rui Gomes de Almeida, de JK; Antônio Carlos Osório, de Costa e Silva, da Associação Comercial do Rio; Luís Bueno Vidigal e Mário Amato, da Fiesp. 

Banqueiros também sempre deram uma contribuição positiva na política. Magalhães Pinto começou como presidente da Associação Comercial de Minas e chegou a governador de Minas e chanceler, depois de sucessivos mandatos no Congresso. Vale destacar ainda, entre os banqueiros, Walter Moreira Salles, embaixador nos EUA; Irapuan Costa Júnior, governador e senador por Goiás; Laudo Natal, vice e governador de São Paulo; Amador Aguiar, secretário de Finanças do prefeito Adhemar de Barros; Olavo Setúbal, prefeito nomeado de São Paulo e chanceler. Belo Horizonte teve em José Oswaldo Araújo, Américo Gianetti e Rui Lage excelentes prefeitos. 

João Dória, com seu exemplo de sucesso eleitoral e êxito administrativo, com popularidade, anima o setor empresarial, quando o eleitor procura justamente novidade, mas sem risco de aventuras. Novidades com ficha limpa e bons resultados a apresentar. 

O Presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro é nome em alta. Passa um Brasil moderno no trato da economia e do social.

Muitos que foram nessa linha nunca tiveram sucesso em majoritárias. E exemplos são Ronaldo Cézar Coelho, no Rio, e Antônio Ermírio de Morais, em São Paulo, entre outros. 

(*) Escritor e jornalista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por