O manual de desculpas

16/04/2018 às 21:12.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:22

Mauro Condé*

Ao longo da carreira, desenvolvi intuitivamente métodos próprios de trabalho, entre eles o chapéu de quem paga o seu salário, o botão do bom senso e o manual de desculpas. Afinal, experiência não é o que acontece com a gente, mas o que a gente faz com o que acontece com a gente.Todo problema pode ser transformado numa enorme dificuldade ou numa grande oportunidade. E as duas melhores armas para enfrentar as adversidades são o bom senso e a simplicidade.

Ambas qualidades são uma herança da minha mãe, a Dona Maria, que quando eu nasci não passava de uma adolescente, e já cheia de responsabilidade. Ela me ensinou que bom senso é a capacidade de agir e reagir perante situações novas e inesperadas da melhor forma possível. 

Sou reconhecido e lembrado por colaboradores ao longo da minha carreira por um gesto teatral. Sempre que as reuniões esquentam com longas discussões infrutíferas, eu tiro um chapéu do bolso do paletó e o coloco em minha cabeça num gesto teatral. No chapéu está escrito: CLIENTE! Isso ocorre toda vez que fala demais em dificuldades internas, culpando os outros, a conjuntura econômica.

Aí eu coloco o chapéu e falo : -Peraí, vocês estão dando muita volta e se esquecendo do cliente, que é a razão de estarmos aqui e quem paga o nosso salário. O teatro ajuda, mas a obtenção da eficiência vai muito além dele. Provocar mudanças eficazes sem espírito de equipe não existe. Outra invenção que criei para motivar as pessoas é o Manual De Desculpas – volume com 500 páginas, capa branca e título impresso em letras garrafais vermelhas. 

Toda vez que um funcionário dá justificativas demais para algo não ter saído como deveria, eu saco o livro e digo: Pode parar de falar!
Eis a prova de que eu já tenho e já conheço todas as desculpas para esse problema. Não precisamos de mais uma, e sim de solução. Até hoje, nenhum colaborador quis conferir se sua desculpa está listada no livrão. Bem, não está e nem nunca estará – as páginas estão em branco. Desculpa é a única coisa que um cliente não aceita de jeito nenhum.

*Palestrante, consultor e fundador Do Blog Do Maluco.
 

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