O poder das microfranquias

20/01/2017 às 21:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:29

Lucien Newton*

Se as oportunidade de trabalho estão insuficientes, é hora de buscar novas alternativas de renda, abrindo o próprio negócios. As microfranquias são uma opção que exige baixo investimento – até R$80 mil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) – e com grandes possibilidades de crescimento de mercado. Este setor vem aquecendo a economia do país e é, para muitos, a única alternativa na contramão da crise. Em 2010, havia 50 redes classificadas como microfranquias. Hoje, são mais de 500.

Mesmo com o aumento de custos, a baixa atividade econômica e a escassez de crédito impactando no setor, as microfranquias impulsionam o crescimento do franchising, que já acumula uma alta de 8,8% segundo a ABF comparado ao mesmo período de 2015. A principal vantagem ao investir neste formato é apostar em uma ideia já desenvolvida e experimentada. A franquia é um modelo de negócio de sucesso, já formatado, para que o empresário não cometa erros comuns aos marinheiros de primeira viagem, além de muitas vezes contar com uma marca já posicionada no mercado, o que reduz substancialmente o gasto em marketing.

Os microempreendimentos ainda possuem números reduzidos de funcionários. Em alguns casos o único funcionário é o próprio franqueado. Há a possibilidade também de atuar no formato home based – ou seja, quando não há a necessidade de ter um ponto comercial convencional –, o que reduz os investimentos iniciais e despesas fixas.

O negócio pode ser micro, mas o suporte e a transferência de conhecimento devem funcionar como de uma franquia tradicional. Se identificar com o segmento, pesquisar a marca, conversar com os atuais franqueados da rede e entender as dificuldades e benefícios do mercado são estratégias fundamentais para o sucesso da franquia edo franqueado.

(*) Especialista em franquias e diretor executivo da Loja de Franquia.com
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por