O poder do líder transformador

26/07/2017 às 14:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:45

Nelson Ferreira Filho* 

O mundo passa por um período de mudanças rápidas e avassaladoras. O capital intelectual, a gestão do conhecimento e de sustentabilidade nas organizações ocupam o centro das atenções, devido às exigências inovadoras destes tempos turbulentos. Assim, acentua-se uma enorme relevância em refletir sobre as novas formas de comandar equipes, tendo em vista o crescimento das empresas, bem como a atenção para valorização do capital humano. 

Hoje, a realidade deste cenário é de exigências práticas e rápidas nas resoluções de problemas que estão interconectados com a economia, modernidades tecnológicas, mercado e de relações alinhadas a novos estilos do comportamento de trabalho.

Assim, as condições que os dirigentes têm manifestado como forma de atuação de liderança nas organizações também vem sendo transformada, diferente daquele modelo tradicional de hierarquia para um de estilo mais dinâmico, sustentável e flexível, onde as equipes têm atuado de maneira mais confiante e com comportamento mais inovador no cumprimento de tarefas.

A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e modificar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Esse é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Para os líderes aderirem o estilo da liderança transformadora é necessário que eles reflitam sobre as formas de delegação de suas atividades perante seus subordinados. Terão que rever além de sua conduta moral e ética aspectos que envolvem o engajamento da equipe mediante comportamentos que comprovam as seguintes ações: carismáticas com influências definidas e claras; motivações apoiadas em inspirações; posturas voltadas para estimulações intelectualizadas e adotar procedimentos que estimulem considerações individualizadas dos liderados.

O líder transformacional terá que usar o seu poder de influência para motivar seus seguidores de forma individualizada a aumentar seus desempenhos. 

A liderança transformacional tem como objeto principal os liderados e como estimulá-los, não apenas com relação às suas atividades no trabalho, mas a se tornarem cidadãos ativos na comunidade. O líder transformacional deverá ser respeitado pelos seguidores, inspirar confiança e tem que ser percebido como um exemplo. 

Além disso, é imprescindível comportar-se de forma proativa para motivar os liderados, desafiando-os a superar os seus limites e a procurar soluções inovadoras e estimulantes para a resolução de problemas. Os seguidores deverão ter a incumbência de exercer o empoderamento e o poder de decisão sobre suas atividades. 

Os líderes transformacionais devem ser pessoas dotadas de visões atualizadas e futuristas com ações que transcendem suas próprias vontades e seus interesses pessoais.

O líder terá que ultrapassar suas barreiras pessoais e seus próprios interesses em busca de atingir os objetivos da organização. E, isso só poderá ocorrer se o líder conseguir motivar cada um de seus liderados, ou seja, envolver a motivação das pessoas para fazer algo diferente do que faziam antes ou de fazer mais do que o esperado. Esse é o poder do líder transformacional.

(*) Administrador, doutor em Engenharia de Produção, coordenador e professor do curso de Administração das Faculdades Promove de Belo Horizonte

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por