O que as empresas procuram?

08/02/2017 às 21:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:46

Sebastião Colomarte*

Uma revista de circulação nacional trouxe, neste mês, uma interessante pesquisa com 30 empresários e executivos de empresas instaladas no País, cobiçadas por muitos profissionais, para responderem a 15 perguntas sobre o que procuram na hora de contratar. A enquete ajudou a entender quais os perfis e comportamentos são mais favoráveis na conquista de uma disputada vaga nessas organizações.

De acordo com a pesquisa, antes de qualquer decisão, 57% desses empresários e executivos vasculharam os perfis dos candidatos na redes sociais; sendo que 93% tiram pontos de quem se veste de forma desleixada; 37% resistem a empregar um profissional com tatuagem visíveis; 66% consideram mais difícil achar força de vontade que boa formação e 83% evitam contratar quem já foi internado por abuso de álcool ou drogas.

Nesse sentido, a pesquisa demonstra a importância, nos dias de hoje, das redes sociais. Assim, fica evidente que as pessoas devem usá-las com bastante responsabilidade e não podem se expor tanto, como muitos os fazem virtualmente, uma vez que depois de postada dificilmente a informação será totalmente suprimida se o usuário assim o desejar, já que deixará rastros.

No momento do processo seletivo, considero que a aparência da pessoa que se candidata para uma entrevista de estágio ou emprego é muito importante. Não se deve se apresentar ao recrutador como se vai a uma festa de gala. É necessário se vestir sobriamente, de acordo com a ocasião.

Também é preciso ter em mente que a competência sempre se sobrepõe à boa vontade. Não basta ser “bonzinho” somente ou “humilde”. É preciso demonstrar capacidade.

Outro problema que hoje as empresas não querem mais se responsabilizar é o vício de um determinado colaborador, que acaba interferindo em seu rendimento. E um dos grandes flagelos de hoje enfrentados por alguns jovens é o uso abusivo de álcool ou drogas. O entrevistador está preparado para perceber esses sintomas e eliminar o candidato à vaga. É muito difícil disfarçar.

Na minha longa experiência como educador, considero que esses são alguns pontos essenciais que o candidato a uma vaga de estágio ou de emprego deve observar. Isso tudo, certamente, vai ajudá-lo na conquista da pretendida vaga, sem esquecer, é claro, de acompanhar as inovações tecnológicas que constantemente são apresentadas a nós.

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), ciente de suas responsabilidades, está preparado para auxiliar os estudantes candidatos a uma vaga de estágio ou emprego. Com seus especialistas, treina e orienta os jovens a se comportarem em uma entrevistapara conquistarem os seus objetivos em um mercado cada vez mais restrito e competitivo.


(*) Professor e superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) e diretor da ACMinas
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por