O top da tecnologia no século XXI

27/06/2018 às 20:13.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:02

Rosangela Silqueira Hickson*

Se voltarmos para o final do século XX e compararmos com a evolução tecnológica deste século, fica difícil acreditar que não estamos em um filme de ficção científica e sim no mundo real. Diante de tanta inovação na realidade atual, o que podemos esperar para as próximas décadas? Carros que andam sozinhos, casas conectadas através de celulares, chips com informações implantados no nosso corpo... 
Quais serão estas novas tecnologias?


Biotecnologia
Utilização de agentes biológicos para criação de serviços e obtenção de bens. Como exemplos temos a produção de antibióticos, tecidos inteligentes e carpetes que não retêm poeira.

Inteligência Artificial
Apesar de ser o assunto preferido dos filmes de ficção científica, as AIs já são uma realidade no nosso dia a dia. Isso deverá causar significativas modificações em diversos segmentos do mercado, simplificando a tomada de decisões. Setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo serão transformados por esta combinação. Um exemplo é Sofia, um robô dotado de inteligência artificial.

Blockchain e Bitcoins 
O BlockChain é uma base de dados criada para garantir segurança extra nas transações com os Bitcoins, que são moedas virtuais utilizadas em transações feitas pela internet.

Impressora 3D
Apesar de ser uma ferramenta usada a algum tempo, seja para impressão de objetos domésticos, seja para a impressão de membros do corpo como próteses e órgãos para transplante, ela já está sendo usada para imprimir comida. Top demais....

Carros autônomos
Outra revolução são os carros autômatos com piloto automático. Empresas como a Tesla Motors e a Google já investem nesta tecnologia.

Robótica
A robótica engloba diferentes formas de automatização, incluindo tarefas físicas, intelectuais e serviços de atendimento ao cliente. Segundo previsões de especialistas, até 2019, 25% das funções nas indústrias passarão por mudanças devido ao avanço dos robôs. 


Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual é uma tecnologia que permite aos usuários interagir, em tempo real, com ambientes tridimensionais gerados por computadores, por meio de dispositivos multissensoriais. Já na realidade aumentada, é possível trazer imagens virtuais para o ambiente real.

Internet das coisas

A proposta da Internet das coisas é conectar itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Hoje geladeiras inteligentes que nos permitem ver, pelo celular, quais alimentos temos em casa e quais alimentos estão faltando.
Para finalizar, a previsão é que em 10 anos aproximadamente 47% das profissões de hoje não existirão mais, sendo substituídas por novas. Então, o mais importante é estar preparado para as transformações.


*Doutora em Bioinformática, coordenadora do Mestrado profissional em Tecnologias aplicada Saúde, professora dos Cursos de Tecnologia da Informação da Faculdade Promove de Tecnologia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por