Oportunidades no mercado

28/12/2017 às 22:55.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:30

Alexandre Cézar de Oliveira Melo*

O ano de 2017 ofereceu significativas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Apesar da crise que se instalou no País nos últimos anos, empresas de diversos segmentos da atividade econômica ainda acreditam no estágio para estudantes e na aprendizagem como opções viáveis para a capacitação da mão de obra qualificada.

No caso dos estágios, as empresas estão apostando mais na contratação de estudantes das áreas de administração, pedagogia, engenharias e aquelas ligadas à tecnologia. Nesse último segmento, existe um gargalo para se encontrar profissionais conectados com novos processos e meio de comunicação para atender às necessidades do mercado.

Na área de Administração, existe a necessidade de formação de novos líderes, com competências relacionadas à motivação de seus liderados, bem como prepará-los à gestão alinhada de novos processos.

Vivemos em um País carente de boa educação. Neste sentido, as oportunidades de estágios para pedagogos colocam esses futuros profissionais diante de um desafio que é formar as futuras gerações.

Percebe-se ainda uma carência de profissionais engajados na concepção e no desenvolvimento de soluções para a indústria, o comércio, o agronegócio e também para o setor de serviços. Os futuros profissionais das diversas áreas de Engenharia têm encontrado terreno fértil para estagiar.

Devemos levar em conta que o estágio é fundamental na carreira de qualquer futuro profissional e que a atividade facilita consideravelmente a inserção no mercado de trabalho. Estudos mostram que um recém-formado que não fez estágio pode demorar até seis meses para conseguir um emprego. Para alguém que tem em seu currículo um estágio, esse tempo de inclusão é menor.

<TB>Já a aprendizagem, que é regida por uma legislação que torna compulsória a contratação de adolescentes entre 14 e 24 anos, está beneficiando muitos jovens que, de outra forma, não teriam oportunidades. Cursos de qualificação, exercidos por entidades qualificadoras devidamente registradas junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), permitem o acesso desse contingente de alunos dos ensinos fundamental e médio à teoria e ao desenvolvimento do trabalho prático, com o acompanhamento da empresa contratante.

<TB>A expectativa do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) para 2018 é de que os programas de estágio e de aprendizagem obtenham resultados ainda melhores que 2017, já que devem ganhar novo impulso com a recuperação da atividade econômica do país.

<TB>Vale lembrar aos estudantes que o primeiro trimestre é muito oportuno para conseguir uma oportunidade de estágio ou mesmo de aprendiz. É que, com o período de férias, muitos jovens preferem curtir o ócio do que antecipar aos demais e sair à procura de um lugar ao sol nesse concorrido mercado de trabalho. 

Assim, a concorrência tende a ser menor nos três primeiros meses do ano e esse “fenômeno” ocorre por causa dos estudantes, oriundos de cidades do interior de Minas ou até mesmo de outros estados, que estudam em Belo Horizonte. Durante as férias, eles optam por ficar com suas famílias e para eles o estágio nem sempre é prioridade.
* Professor, administrador e supervisor de Comunicação e Marketing do CIEE/MG

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por