Planejamento, você faz?

16/01/2018 às 20:40.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48

Aroldo Rodrigues*

Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada. Já o planejamento é um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos.

Podemos não perceber, mas em nossas tarefas cotidianas ainda que involuntariamente, todos nós executamos um planejamento mínimo. Sabemos quais compromissos temos durante o dia, quais ferramentas precisaremos para executa-los ou o que devemos comprar no supermercado ao voltar do trabalho. De uma forma ou de outra estamos sempre antevendo quais devem ser nossas ações para alcançarmos nossos objetivos. 

Vários problemas que enfrentamos são fruto de decisões erradas, que foram tomadas pela falta de planejamento. Tanto na esfera pessoal ou profissional.
O início do ano é um período propício para revermos nossos planejamentos, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Por ser mais difundido e cobrado no meio empresarial, vários empreendedores focam somente no planejamento dos negócios. Mensuram suas metas de faturamento, crescimento, participação de mercado e etc.. Mas se esquecem de um planejamento pessoal, como se diz por aí: “por trás de todo CNPJ existe um CPF”.

Eu pessoalmente gosto de me planejar para metas de 5 anos. Claro que surgem inúmeras situações que não imaginávamos, mudanças boas e ruins. Por isso, a chave é não delimitar muito seu planejamento de longo prazo, de forma que você tenha bem claro a direção, o norte, mas que também te permita aproveitar as novas oportunidades que surgem pelo caminho. 

Que tal iniciar o ano com um Planejamento Estratégico Pessoal? Uma espécie de plano de vida que parta de uma autoanálise sincera, que reconheça sua essência e esteja alinhada com a sua missão pessoal. Experimente, vale a pena!

*Economista
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por