Punição não é vingança

20/03/2017 às 14:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:48

Aristóteles Drummond*

O brasileiro é o homem cordial, definido por Gilberto Freyre, nosso grande nome, hoje mais reconhecido do que ontem. Até FHC, que procurava desmerecer o grande pensador e estudioso de Brasil, mas sem passagem na esquerda, reconhece sua importância na definição do perfil de nossa gente.

Ocorre que os 12 anos de PT martelaram muito na questão da divisão da sociedade entre brancos e não brancos, ricos e pobres, elite e povo. O próprio Lula, mais de uma vez, bateu nesta tecla. Surgiram as cotas, geradoras de polêmicas, num país que, desde o Império, deu lugar a todos nos altos cargos e no próprio Parlamento. Estimulou-se movimentos que procuram diminuir a importância da Princesa Isabel na abolição, ela que é até hoje a mais estimada e respeitada das brasileiras – inclusive, com processo de beatificação examinado no Vaticano.

As prisões de homens que ocuparam cargos de relevância no setor público como no privado, se representa uma prova do amadurecimento democrático e da busca do fim da impunidade que caracteriza nossos anos republicanos, por outro lado, vem revelando uma face agressiva, odienta, nas redes sociais em especial, em que as pessoas manifestam prazer com o desconforto destes presos. O que se deseja é a punição; não a humilhação dos culpados. 

Exemplo maior do veneno que mina as relações de segmentos da sociedade é a hostilidade com os empresários, os empreendedores, os que investem, correm riscos, pagam impostos e geram empregos. Mas o preconceito supera a vontade de ver o país crescer e superar a crise. Nada é feito para facilitar o sistema tributário, trabalhista, financeiro, remover entraves burocráticos. E na corrupção são cumplices ou vitimas e não autores.

Faltam líderes com coragem para ousar enfrentar essa linha de pensamento baseada na mais vulgar demagogia, na criminosa irresponsabilidade, no imediatismo eleitoreiro. 

A postura mesquinha do gozo da desgraça alheia não engrandece a ninguém. O rigor na busca da Justiça a ser aplicada não retira a cordialidade no trato nem a caridade no processo.  

Sem anistia e sem blindagem, mas sem ódios!

(*) Escritor e jornalista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por