Quando a ignorância reina absoluta

21/02/2018 às 20:36.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:30

Evaristo Magalhães

Não há maior ignorância que pensar que o outro não está entendendo o rumo da conversa. Ignorante é aquele que subestima a inteligência de seu interlocutor. O que realmente motiva as pessoas? O valor. Todo mundo precisa ser valorizado. As pessoas precisam ser instigadas ao exercício do pensar. Não faça de conta que está respeitando a inteligência alheia. Ninguém deveria ser excluído das decisões. A conversa deveria ser franca e igualitária - uma vez que estamos todos conectados. O mundo está virando uma grande praça pública. É impossível uma pessoa se sentir motivada em um ambiente em que é tratada de forma desigual e onde as decisões são sempre impostas. É até possível não participar das decisões - desde que sejam tomadas com inteligência e ética. É muito bom conviver com pessoas que compartilham o exercício do poder. O vício da arrogância e do centralismo detona qualquer coletivo. Ninguém suporta ser tratado como se não estivesse entendendo. Lidar com pessoas que se acham o suprassumo do saber destrói toda a expectativa de quem enxerga além e não pode se expressar. É desesperador para subalternos - com alguma inteligência - ter que lidar com superiores limitados intelectualmente. Aos poucos todos se recolhem e se calam, criam uma rotina e dão um sentido puramente utilitário ao trabalho. Há os que pensam que seria melhor não enxergar além e que o ideal seria permanecer no interior da caverna de Platão.

Inteligência é perceber o que está por detrás. Inteligência é captar as intenções. É ver interesses. É questionar as falcatruas. É denunciar as ideologias. Inteligência é compromisso, troca, debate, formação, postura, argumentação, responsabilidade, sinceridade, arte e sensibilidade. Inteligência é se preocupar com o ser humano no sentido mais profundo dessa palavra. É uma fala alicerçada em valores universais. Inteligência é quando não há necessidade de torcer o nariz. A inteligência eleva e provoca admiração. Inteligência é o bem. Só os inteligentes conseguem identificar uma fala estapafúrdia. Os desprovidos de intelecto são fáceis de ser convencidos e seduzidos pelo superficial. São fáceis de ser manipulados pelo tecnicismo rasteiro. A técnica é ignorante quando se acha capaz de resolver as questões humanas como se estivesse programando um computador. A técnica despreza a inteligência porque a ela só interessam os fins imediatos. A técnica controla, vigia, cobra, ameaça, pune e escraviza. A vida se torna insustentável sob o império da tecnocracia.

O ser humano é muito complexo para ser controlado. Não adianta tentar alienar o humano. Ele logo compreende a dinâmica e começa a jogar contra. O ser humano é para ser valorizado, respeitado, consultado e instigado. Aos poucos, até os mais ignorantes começam a perceber as perversidades do poder. Alguns começam a criar meios de transgredir a ordem: inventam doenças e licenças médicas. Outros ficam de cara feia. Outros sorriem falsamente. Outros trabalham apenas pelo salário. Não adianta tentar controlar, subjugar, entreter e vilipendiar. Melhor é sentar junto, ouvir e dividir. O ser humano vê além. Nada escapa ao seu poder. Ao ser desrespeitado, ele olha de lado, faz cara de paisagem, fica calado e sorri amarelo. Ele está tentando encontrar um meio de se contrapor aos absurdos da ignorância.

Doutor em Psicanálise pela UFMG e Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Promove

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por