Quando consumir suplementos

29/03/2017 às 15:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:55

Turíbio Leite de Barros Neto*

O consumo de suplementos nutricionais ainda é cercado de muitas dúvidas e, sobretudo, falta de informações confiáveis. O grande problema do consumidor é saber como esclarecer suas dúvidas e que fontes de informação pode buscar.

Atualmente, a internet oferece um número enorme de sites e blogs que se propõem a informar sobre suplementos alimentares. O problema é que muitas das informações disponíveis não podem ser consideradas confiáveis. Muitas vezes, o texto apresentado reflete a opinião pessoal de alguém que, frequentemente, é apenas um usuário que relata as conclusões de sua experiência pessoal ou mesmo informações transmitidas por outras pessoas sem qualificação adequada.

O suplemento é um recurso bastante novo. Mesmo alguns médicos e nutricionistas confessam não saber indicar suplementos. Outros, por falta de informação, preferem recorrer à uma frase muito usada: “Quem tem uma alimentação equilibrada não precisa de suplementos, mesmo quem pratica exercícios” .

Os suplementos são componentes nutricionais exatamente como os encontrados nos diferentes alimentos. Sua vantagem decorre de serem nutrientes isolados, que permitem uma administração específica atendendo determinadas necessidades com a dosagem adequada.

Quem nega a importância dos suplementos geralmente o faz por falta de conhecimento. O profissional de saúde que pretende adquirir conhecimento para orientar o uso de suplementos precisa buscar informações em artigos científicos, na medida em que o conhecimento sobre suplementos é uma área muito recente e dinâmica, com novas informações em grande velocidade.

As fontes confiáveis de informação devem ser aquelas que apresentam resultados de pesquisas científicas, e não o parecer pessoal de alguém. Para informar sobre suplemento é preciso estudar e, sobretudo, pesquisar.

Certamente o universo de usuários de suplementos apresenta uma tendência de aumentar mais cada vez mais, caminhando na direção, não somente do desempenho esportivo, como também, e principalmente, na promoção de saúde como coadjuvante de programas de exercício e da própria vida ativa.

(*) Médico PHD em fisiologia do exercício e membro do American College of Sports Medicine. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por