Reduza o padrão e viva melhor

Opinião / 07/08/2018 - 06h00

*Mauro Condé

Acabo de voltar de excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre a sociedade atual.Eles me transportaram para a Itália de hoje, onde fui recebido por um grande pensador moderno, o sociólogo Domenico de Masi. Fui logo pedindo para ele :

– por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele respondeu:

– A vida é muito curta para ser pequena. O bem mais precioso que você tem é o seu tempo. O mercado de trabalho oferece cada vez menos vagas e oportunidades para um número cada vez maior de competidores. O uso do tempo, antes quase todo dedicado ao trabalho e ao negócio (do latim, negação do ócio), está sendo redirecionado para o tempo dedicado ao ócio (do latim, escola, aprendizado). O trabalho tal como o conhecemos e o fazemos está sendo engolido por máquinas inteligentes, o que gera mais tempo disponível no mundo.

Pratique o Ócio Criativo.

Una trabalho, conhecimento, aprendizado, entretenimento e diversão. Faça o seu talento, a sua paixão e a sua vocação se encontrarem com o que você sabe e gosta de fazer para ganhar a vida.

Reduza inteligentemente o seu padrão de vida para aumentar a qualidade de vida e enfrentar os novos desafios. Aprenda a conviver com uma certa limitação e escassez de recursos e abuse de forma inteligente do seu tempo disponível para compensá-los. Desfrute com muita vontade das artes.

Comece desfrutando da arte alheia e aos poucos passe a criar a sua própria arte (escrevendo, pintando, fotografando, filosofando, fazendo poesia, viajando, tocando instrumentos musicais, por exemplo). Aos poucos, a remuneração se deslocará do mundo do negócio para o mundo do ócio, quando os artistas ganharão mais do que os trabalhadores, cujos trabalhos passarão para as mãos de máquinas e robôs com inteligência artificial. Aproveite o ócio criativo, pois é lá que moram a simplicidade, a solução dos problemas, a criatividade e a inovação. Ninguém cria ou inova no ambiente de trabalho. A simplicidade nada mais é do que a complexidade bem resolvida.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários