Reforço escolar para empreender

31/01/2017 às 20:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:39

Ricardo Althoff*

A última semana de janeiro e o começo de fevereiro marcam a volta às aulas em quase todas as escolas brasileiras. Essa é uma época de oportunidade e planejamento, sobretudo para profissionais do meio da educação que desejam ter o próprio negócio.

Muita coisa nova está por vir nesse novo ano letivo. As mudanças na legislação educacional trouxeram alterações consideráveis ao modo como as escolas funcionavam até o ano passado. Este 2017 promete ser um ano controverso, mas como em todo momento de mudança, com potencial de crescimento e melhora.

Mesmo não sendo obrigatórias, ainda, escolas começam a se preparar para as mudanças para o sistema de grade curricular seletiva pelos alunos, no ensino médio. Estuda-se que o ENEM deixe de ser considerado como certificado de conclusão do ensino médio, mas cada vez mais substitui provas de admissão em universidades e programas de inclusão na carreira superior.

Diversas novas propostas estão em voga, e mudanças serão exigidas de infraestrutura e profissionais do ramo. Como vivemos numa época em que o empreendedorismo é a resposta para as dificuldades do mercado, nada mais natural do que aliar a oportunidade da mudança a uma visão empreendedora que a profissão do educador nunca foi incentivada a ter.

Essa é uma área pouco explorada, principalmente pela falta de planejamento e uma mudança de paradigma a respeito do ensino no país. Enquanto há saturação em mercados, a educação permanece um setor potencial para abrir uma empresa. Há muita perspectiva de mudança ao redor do ensino, principalmente por meio do uso de ferramentas online que aliem o digital ao educacional. Um setor potencial é de reforço escolar.

Hoje a autonomia dos estudos está cada vez mais nas mãos dos estudantes. Traçar carreiras e metas começa mais cedo e esse planejamento visa mudar o olhar do estudante sobre a escola. O reforço já não é visto como uma “recuperação” para um momento ruim, mas, sim, um auxilio para o ano letivo na lida com dificuldades. Isso gerou uma lacuna real no ensino, que pode muito bem ser preenchida por profissionais que busquem se encontrar em novas oportunidades.

(*) CEO da Seu Professor Empreendedor & Negócios.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por