Seja estrategista

10/04/2017 às 16:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:05

Mauro Condé*

Planejamento estratégico é a arte de colocar a cabeça dentro do futuro, ter uma visão de como ele será, voltar até o presente e convencer toda a sua equipe a seguir esta visão de forma a fazer uma viagem planejada do presente atual (que deverá ser desconstruído durante a jornada) até o futuro imaginado, de forma a gerar uma vantagem competitiva, surpreender positivamente seus clientes e tornar irrelevantes seus concorrentes.

Em 1805, Napoleão Bonaparte havia conquistado grande parte da Europa e planejava a invasão da Inglaterra. Na costa Sudoeste da Espanha, a frota conjunta de 33 navios franceses e espanhóis, partiu fortemente armada para cima de uma fragilizada frota britânica com muito menos navios.

As práticas de combate marítimo da época recomendavam que, sempre duas frotas inimigas se posicionassem em linha atirando pelos costados uma na outra. Foi quando o almirante britânico, Lord Nelson, surpreendentemente, dividiu a sua pequena frota britânica em duas colunas e conduziu-as em direção à frota dos inimigos franco-espanhóis, atingindo-a perpendicularmente.

Ele surpreendeu seus inimigos com uma tática inesperada – ao invés de formar a secular fila indiana e disparar desnorteados canhões em ataques de banda (atirando de lado), como fez seu inimigo, Nelson dispôs inteligentemente seus navios em duas colunas e navegou sem disparar até se posicionar entre a esquadra adversária e anular grande parte da linha de tiro de Napoleão. Neste ponto, os canhões do almirante britânico rugiram à queima roupa e venceram a batalha.

No final da batalha denominada de Trafalgar, os franceses e os espanhóis acabaram perdendo dois terços da sua frota de navios e os britânicos comandados por Nelson não perderam nenhum navio.

O Almirante Nelson acabou imortalizado como um dos maiores heróis ingleses da história, exatamente por ter vencido o desafio de bolar uma estratégia capaz de surpreender seus inimigos e transformar uma enorme desvantagem numérica em uma grande vantagem competitiva.

Esta história mostra que a boa estratégia é aquela em que o líder identifica de forma simples uma ou duas questões fundamentais e prioritárias em uma dada situação crítica e depois concentra suas ações, seus esforços e todos os seus recursos nelas.
Pense e aja estrategicamente, antecipe as próximas jogadas dos seus adversários e surpreenda-os com algo inteligente que eles não esperam.

(*) Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

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