Trabalhar em equipe é fundamental

09/02/2017 às 20:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:47

Cada vez mais, ouvimos falar sobre a força de um trabalho em equipe, sobre como isso pode colaborar na busca por nossos objetivos e na superação das dificuldades. Mas será que existe receita para se atuar em equipe?

Imagine alguém tentando mover uma rocha gigantesca e pesada. Agora, visualize como seria se aparecesse outra pessoa, mais outra e, de repente, várias outras. A rocha torna-se imediatamente mais leve e fácil de carregar. Agora pense quantas vezes você já tentou carregar a rocha sozinho? Quantas vezes os resultados dessa tentativa foram apenas estresse, angústia e o cansaço físico e mental? Pensando nisso, confira <USDois_Pontos>algumas dicas para te ajudar a trabalhar em equipe.

Faça a sua parte, ainda que pareça pequena
Parece que um esforço pequeno é mínimo perto de grandes ações. Mas a sua atitude poderá contagiar todos à sua volta. Pense no exemplo de um ambiente em que as pessoas, todos os dias, jogam no lixo centenas de copinhos de plástico após beberem água. Uma atitude simples como o uso de uma caneca pode ser o motivo que todos precisavam para combater o desperdício.

Busque pessoas para a mesma causa
Se você deseja passar por um problema e chegar a um resultado específico, encontre pessoas que queiram o mesmo. Mas diga isso em voz alta, porque ninguém sabe ler pensamentos. Muitas vezes, no nosso íntimo, esperamos que os outros adivinhem o que querem[/TXT_COL][TXT_COL]os.[/TXT_COL] Para que a situação mude, você precisa falar com todas as letras o que deseja, sem medo! Diga, mas o mais importante é agir. A sua atitude será referência, então comece agora.

Seja paciente
Não é fácil lidar com as opiniões das pessoas, mas é preciso respeitar as diferenças. Afinal, cada um pensa de um jeito. Pense antes de falar e aprenda a ouvir e compreender o que os outros desejam comunicar.

Dialogue sempre
A comunicação é o melhor jeito de resolver um problema. Saber expressar seu ponto de vista sem ofender as pessoas é a chave para que a conversa flua e ninguém interprete errado as suas intenções.

Aceite a ideia de errar
Todos nós podemos errar! Essa possibilidade existe e, quanto mais cedo você entender isso, menos frustrante será lá na frente. Só não esqueça que, com os erros, vem o aprendizado. Então, saiba extrair o melhor dessas situações e agradeça por elas;

Aproveite
O trabalho em conjunto mostra muito de nós e de nossos colegas. Aproveite para conhecer mais sobre os outros e sobre você mesmo.

(*) Psicóloga, professora, coach, autora do livro “A gratidão transforma” e realizadora do 1º Congresso Mundial da Gratidão (Comgratidão), que reuniu 40 mil participantes em 2016. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por