Transformação digital e os bacharéis em Sistemas de Informação

Opinião / 11/05/2017 - 06h00

Augusto Zadra*

Visualiza-se de forma mais clara a transformação por conta da Tecnologia da Informação (TI). Todo este movimento tem origem na transformação digital. Consideraremos, neste artigo, que a transformação digital é a transformação de processos e modelos de negócio, alcançando a experiência das pessoas que utilizam a TI.

Avaliem, leitores, a possibilidade oferecida à maior parte da população, principalmente nas cidades de médio e grande porte, de ter acesso pleno a equipamentos como tablets, smartphones e smartTV. Complementar a isto, a oferta do sinal digital, na maior parte do país e do mundo, viabilizando troca de dados em tempo real. Percebam a interação entre as pessoas e como a sociedade está cada vez mais conectada. Vejam como as soluções de TI fazem parte do cotidiano.

Aprofundando-se nestes pontos principais, há uma exigência para empresas e negócios de expandirem seus horizontes no mundo digital. Imaginem a possibilidade de se programar um algoritmo inteligente que mapeia a preferência de compra de um certo cliente, e conseguir se propor desejos de pessoas a partir dela. Sim, os programas de computador podem reproduzir a forma de seres humanos pensarem e se aperfeiçoarem sem intervenção do programador.

Preocupava-se muito com a disponibilidade de infraestrutura para prover todas estas soluções, mas atualmente, com as facilidades oferecidas pelas grandes empresas como a Amazon, Google e Microsoft e seus produtos chamados de nuvem computacional, onde as soluções irão funcionar, esta preocupação se foi. Os profissionais de TI, que são os responsáveis por grande parte deste movimento, desenvolvendo soluções, são capazes de transformar, com um baixo investimento inicial, ideias simples em produtos grandiosos como o aplicativo Facebook, e o famoso WhatsApp. 

Fundamental para o fornecimento deste tipo de solução, o curso de Sistemas de Informação consegue oferecer a base para projetar estas soluções. É necessário conhecer a base de uma série de conceitos, como funcionamento de redes, sistemas operacionais, computação em nuvem, modelagem de dados e de sistemas, além das técnicas de inteligência artificial. A carreira do bacharel em Sistemas de Informação é pautada em se obter o conhecimento para construir as soluções computacionais que podem atender às necessidades do mercado. Este mercado cresce a taxas altas, mesmo em tempos de crise, criando-se boa expectativa na carreira, que pode ser aproveitada em vagas de todo o mundo. Os bons profissionais de TI pensam sim em ter seu retorno financeiro, mas pensam primeiro em ajudar e facilitar a vida das pessoas e das empresas.

(*) Mestre em TI, professor da Faculdade Promove e Superintendente na Cia. de Tecnologia da Informação do Estado de MG

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários