Uma proposta para acabar com o desemprego

04/09/2017 às 15:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:24

Mauro Condé*

Mais de 50% dos trabalhos que existem hoje devem desaparecer nos próximos 15 anos por causa dos avanços da tecnologia, agravando a terrível crise de desemprego atual.

Menos de 100 pessoas no mundo detém mais da metade de todo o dinheiro que nele circula. Por outro lado, a metade mais pobre da população mundial detém menos de 1% desses recursos.  Afinal que mundo é esse em que vivemos hoje? 
Deveria ser proibido uma pessoa ganhar muito dinheiro e não fazer nada pelos outros, nada para melhorar o mundo.  Então como acabar com o desemprego? Simples – “Esqueça O Emprego” –, esta é uma ideia que compartilho com muita paixão. 

Ela é defendida por Muhammad Yunus, conhecido  como o banqueiro dos pobres. Ele ganhou o prêmio Nobel da Paz por ter fundado, com sucesso, na década de 80, em Bangladesh, uma instituição para fomentar o conceito do microcrédito – empréstimos feitos, sem nenhuma garantia ou papéis à gente muito pobre que nunca antes tinha tido acesso ao sistema bancário, principalmente mulheres. O resultado foi absurdamente incrível, nível quase zero de inadimplência e empreendedores que saíram do nada para criar negócios sustentáveis que hoje resolvem graves problemas em suas próprias comunidades. 

E porque não espalhar esta ideia pelo mundo?  Como bem provoca Muhammad: “Quem disse que nascemos para procurar emprego? A escola? Os professores? Os livros? Sua religião? Seus pais?”  Alguém colocou isso na cabeça das pessoas. Um sistema educacional ultrapassado repete: “Você tem que trabalhar duro”. Seres humanos não nasceram pra isso. 

O ser humano é cheio de poder criativo, mas o sistema o reduz a mero trabalhador, capaz de fazer trabalhos repetitivos que estão cada vez mais ameaçados pelos avanços tecnológicos. Isso é vergonhoso, está errado. As pessoas precisam crescer sabendo que é uma opção se tornar empregado, mas que existe a possibilidade de ser empreendedor, ter sucesso seguindo o próprio caminho. É arriscado, incerto, há frustrações, mas é bem mais estimulante e no mundo louco de hoje em dia, de tanto desemprego e desigualdade, talvez seja a única solução.

Arrumar emprego é o que é seguro, garantido. Mas sua vida será limitada ao que decidirem por você. Arrisque, empreenda – você pode conseguir o que quiser se ajudar as outras pessoas a conseguirem o que elas querem e cobrar um preço justo por isso.

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por