Una-se aos seus rivais

16/07/2018 às 21:14.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:26

Mauro Condé*

Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros. Eles me levaram para a Casa Branca, nos Estados Unidos do Século XIX, no ano de 1865. Lá fui recebido pelo maior Presidente da República de um país em toda a história, Abraham Lincoln.

Eu pedi para ele: Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

– Leia compulsivamente, meu jovem. Leia pouco e será como muitos. Leia muito e será como poucos.

Quando criança, eu adorava ler livros à luz de velas. Só que uma vez meu pai (que era analfabeto), achando que eu perdia muito tempo com aquilo, me tomou os livros e usou as velas para queimá-los.

– Seja muito resiliente. Aprenda a superar decepções profundas!

O meu relacionamento com a minha mãe era muito melhor do que o com meu pai, porém ela morreu quando eu tinha nove anos. E foi a minha nova madrasta a pessoa que mais me incentivou no gosto pela leitura.

– Corra riscos de forma inteligente e use as lições aprendidas com os fracassos para construir seus sucessos.

Quando jovem me mudei para Illinois e me tornei um humilde advogado e segui carreira como político. Após perder alguma eleições para deputado e senador, acabei me tornando presidente dos Estados Unidos.

– Tenha uma causa pela qual lutar e mobilize as pessoas para a sua conquista.

Como presidente, acabei com a Guerra Civil que separava os dois lados divididos do país, o Norte e o Sul, e garanti a libertação dos escravos.

– Desenvolva ao máximo suas habilidades de oratória e aprenda a contar histórias para persuadir as pessoas.

– Monte um time de rivais

Eu acabei entrando para a história por desenvolver uma incrível habilidade de me aliar aos meus rivais. Quando presidente, nomeei vários de meus rivais para compor o meu gabinete. Escolhi os mais inteligentes e competentes e com isso passei a tê-los por perto como meus aliados, independentemente das diferenças de opiniões, que fiz questão de respeitar.

Aja como Lincoln em toda a sua vida: Faça amigos e não inimigos onde quer que vá! Una-se aos seus rivais!

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por