Crescem apostas por Rodrigo Pacheco candidato ao governo

13/06/2017 às 16:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:04

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) pode mesmo ser candidato ao governo de Minas. 

A aposta é a de que o PMDB não dará a vaga a ele. Por isso, o deputado pode migrar para o PSDB. E ter como vice o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP) ou Dinis Pinheiro (PSDB). Esse último percorre o Estado na expectativa de tornar-se candidato do grupo tucano. 

Lideranças ligadas às negociações dizem que é grande a chance de Pacheco mudar de partido. O PSDB já o teria sondado sobre a possibilidade. 

Já no lado oposto, o governador Fernando Pimentel (PT) será lançado, mantendo o PMDB na vice. Desta vez, sai o vice-governador Antônio Andrade e deve entrar o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes. 

Ainda corre por fora o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). Se não conseguir atrair uma gama de legendas que o dê tempo de televisão, Lacerda pode sair candidato ao Senado. Nesse caso, aliados sugerem possibilidade grande de ser eleito, já que o senador Aécio Neves (PSDB) fica prejudicado na disputa, por motivos óbvios. Minas terá direito a duas vagas ao Senado no próximo ano.

PSDB dividido

Os tucanos decidiram ficar ao lado do decadente presidente Michel Temer (PMDB), mas isso não significa consenso na legenda. Em Minas, ontem, o deputado João Vítor Xavier (PSDB) subiu à tribuna da Assembleia para criticar a postura das lideranças do partido dele. A ala jovem do partido, os “cabeças pretas” são favoráveis ao desembarque. 

PMN e Câmara em pé de guerra

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) insinuou ser a Câmara Municipal “imprudente e irresponsável”, em ofício encaminhado à Casa e assinado pela diretoria da legenda. O mal-estar teve início quando a Comissão de Direitos Humanos levou ex-funcionários do partido para audiência pública em que acusaram dirigentes do PMN de preconceito, homofobia e injúria racial. Não havia na sessão qualquer representante do partido. 

“Desta forma, solicita-se à presidência desta casa que haja a imediata retirada do site da matéria veiculada, uma vez que não pode ser esta casa imprudente e irresponsável ao ponto de dar publicidade a tais fatos sem que seja dado o direito de resposta a todos os envolvidos no caso”, diz trecho da correspondência encaminhada à Câmara. 

“Solicita-se, ainda, que todos os membros da Comissão de Direitos Humanos, esclareçam os motivos de não terem convocado e/ou comunicado acerca da Audiência Pública ministrada, já que aparentemente trata-se, conforme já relatado, de uma perseguição política”, concluiu o documento. Ele é assinada pela presidente da executiva estadual, Juliana Torres Galindo Moura, pelos vereadores Carlos Henrique e Cláudio Duarte e mais um membro da executiva. 

Visita à vinícola

O governador Fernando Pimentel (PT) visitou ontem o Núcleo Tecnológico de Uva e de Vinhos da Epamig em Caldas. A visita não constou da agenda oficial. O avião com o governador pousou em Poços de Caldas e o petista seguiu de helicóptero para Caldas. Pousou no campo em que treina o Vulcão, que teve que se preparar na cidade vizinha. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por