Deputado mineiro advoga para empresário do hidroex

24/02/2017 às 17:19.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:42

Rodrigo Pacheco (PMDB), deputado federal que quase foi ministro da Justiça, continua exercendo a advocacia. Ele figura no rol de advogados de Maurílio Reis Bretas e Luciano Lourenço dos Reis. O primeiro é empresário dono da Global Engenharia e da CWP, construtora que já pertenceu a um primo do senador Antonio Anastasia (PSDB). 

Maurílio foi preso no ano passado acusado de integrar um esquema criminoso envolvendo a construção do Hidroex (Cidade das Águas, em Frutal) em conjunto com o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, que também presidiu o PSDB mineiro. Luciano dos Reis é funcionário da mesma empresa. 

O escritório de Rodrigo Pacheco também defendeu Anastasia, quando ele foi citado na operação “Lava Jato” e inocentado tempos depois. Em tempo: a Ordem dos Advogados do Brasil permite o exercício da advocacia por parlamentares, desde que não atuem a favor ou contra a administração. 

Pacheco é sócio de um dos mais renomados escritórios de advocacia do Estado. 

De Sarney para Aécio
Na semana que passou, uma das principais notícias afeitas aos mineiros foi o ajuizamento de ação civil pública, pelo Ministério Público Federal, pedindo o fechamento da rádio Jovem Pan. Para refrescar a memória: quando Sarney foi presidente da República fez questão de assinar outorga de rádio para Aécio Neves, neto de Tancredo Neves. O Ministério Público sustenta que houve descumprimento da lei, pois Aécio, enquanto parlamentar, não poderia ser dono de rádio, concessão pública. Ele vendeu a parte da Jovem Pan, mas seis anos após a posse como senador. 

Assembleia
Na semana que ficou para trás mostrei aos leitores como era a carteirinha usada pelos deputados estaduais. Nela, fica claro que eles não podem ser presos, salvo em flagrante inafiançável. É a carteirinha funcional. Resolução da Assembleia de 18 de fevereiro deste ano determina a inscrição no documento. A Assembleia enviou nota à coluna dizendo que, desde 2008, já se podia ler no documento a ressalva à prisão. 

Quanto ao Diário Administrativo, criado para informações que não são publicadas no Diário do Legislativo, a Casa informou que ele pode ser visto na intranet. Como o cidadão comum não tem acesso a intranet, ficamos às escuras. 

Assembleia 2
Por falar na Casa, uma novidade. José Geraldo Prado é o novo diretor de Comunicação da Assembleia. Como poucos, ele conhece a fundo o Regimento Interno, o humor, vaidades e peculiaridades do Legislativo mineiro. Sabe lidar com os 77 deputados, tem perfil discreto e é um nome técnico. José Geraldo já ocupou a Secretaria-Geral da Mesa. Depois foi secretário de Saúde de BH. 

Sebrae
O Sebrae Minas enviou um manifesto ao presidente Michel Temer. O documento relata a preocupação das lideranças com a Medida Provisória que prevê a destinação de 10,75% do orçamento do Sistema Sebrae para a criação de uma agência de promoção internacional do turismo brasileiro.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por