Explosão de dengue desafia governo de Alexandre Kalil

03/01/2017 às 20:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:18

Saúde e Defesa Civil serão as prioridades do novo governo municipal, conforme anunciado pelo vice-prefeito, Paulo Lamac (Rede). A decisão tem como pano de fundo relatório da Comissão de Transição. 

Conforme os dados, que integram uma planilha com números e informações sobre a Saúde em BH, até setembro de 2016 foram 152.632 casos registrados. 
Para se ter uma ideia, em 2015, durante todo o ano, foram 17.895. Isso mesmo. Os dados estão na planilha elaborada pela Comissão de Transição. 

O ano que passou foi o que mais se registrou casos. A planilha traz o mapeamento desde 2001. Em 2013, foram 96.121, quando houve uma explosão de casos. No ano seguinte, os casos foram reduzidos (3.086). 

Como o período chuvoso ocorre na virada do ano e nos primeiros meses, as expectativas para 2017 não são boas. Daí a nova administração elencou a dengue como prioridade, juntamente com a Defesa Civil. 

A Comissão elaborou cinco desafios para lidar com a doença, transmitida pelo Aedes aegypti. São eles: “limitações dos métodos de controle disponíveis, vulnerabilidade sócio-ambiental, epidemias em grandes centros com aumento das formas graves e de óbitos, estratégias sustentáveis de mudança de comportamento da população, execução de ações intersetoriais e integradas e o controle em regiões metropolitanas: heterogeneidade das atividades de combate ao vetor entre os municípios”. 

Metas
Alexandre Kalil terá que apresentar, em 120 dias, as metas para a nova gestão aos vereadores na Câmara Municipal. Ela deve conter expectativas quantitativas e qualitativas. É uma espécie de plano de governo, previsto em lei orgânica. 

Militar
No bolo de mais de duas mil exonerações, Alexandre Kalil (PHS) demitiu sete servidores responsáveis pela guarda do prefeito. São militares que cuidam da segurança do administrador. Ontem, ele voltou atrás e tornou sem efeito as exonerações. 

Vinho e futebol
Amanhã o amantes de futebol e de um bom vinho conhecerão uma novidade no mercado mineiro. Em parceria com a Casa do Rio Verde, o Cruzeiro vai lançar o vinho oficial do time. 

CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte realiza amanhã o sorteio da 2ª edição da campanha “Natal de Prêmios”. Serão sorteados um carro e duas motocicletas zero quilômetro para os consumidores que realizaram suas compras em uma das lojas associadas da CDL/BH participantes da campanha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por