Léo Burguês deve ser líder de kalil e Adriana, bombeiro

Amália Goulart / 10/03/2017 - 06h00

O vereador Léo Burguês (PSL) deve ser anunciado na próxima semana o novo líder do prefeito Alexandre Kalil (PHS) na Câmara Municipal. A decisão teria sido tomada pelo prefeito nesta semana. 

O secretário de Governo e vice-prefeito Paulo Lamac (Rede) conversou sobre a possibilidade com Burguês na noite da última terça-feira. O nome de Burguês surgiu após diversos desentendimentos entre parlamentares que compõem a base de Kalil no Legislativo da capital mineira e da recusa do vereador Juliano Lopes (PTC). 

Burguês tem experiência na Casa, tendo sido presidente da Câmara. O vereador sumiu dos holofotes após denúncias de corrupção feitas pelo Ministério Público Estadual que envolveram o uso da verba indenizatória e contratos de publicidade do Legislativo. 

Porém, o parlamentar tem afinidade com integrantes da equipe de Kalil, como Adriana Branco, e goza da simpatia de colegas. 

O prefeito enfrenta momentos de turbulência na Câmara. Os vereadores reclamam de medidas que foram discutidas sem ouvi-los como a extinção de regionais e nomeações de apadrinhados do vice-prefeito. 

Como depende do Parlamento para aprovar medidas importantes para a cidade, Kalil decidiu nomear para a liderança um vereador que conheça os meandros da Câmara. 

Quando assumiu a administração, Kalil tinha como meta encaminhar ainda em janeiro a reforma administrativa, com a extinção de cargos e órgãos. No entanto, os diversos entraves com os vereadores fez com que o envio fosse retardado. A reforma já estaria pronta, à espera de ventos mais favoráveis. 

Ainda para dissuadir os ânimos exaltados, Kalil começou a telefonar para alguns vereadores, pedindo apoio aos projetos. 

De perfil explosivo, o prefeito tem contado com Adriana Branco para “apagar incêndios”, dizem aliados. É a secretária de Assuntos Institucionais e Comunicação Social que afaga secretários e lideranças quando Kalil decide “soltar o verbo”.

Caixa-preta
Alexandre Kalil deu o primeiro passo para uma auditoria nos contratos das empresas concessionárias do transporte pública na capital mineira. Ele abriu consulta pública para o termo de referência do edital de licitação para a contratação de empresa que irá analisar as contas das concessionárias.

Divinópolis e Contagem
As duas cidades sediarão o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), o maior evento de sustentabilidade urbana do país, que é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em Contagem o evento acontece hoje, a partir das 9 horas, no Actual Hotel. Já em Divinópolis acontece na sede da entidade - Rua Irmã Marta Morato, 241, Padre Libério, também a partir das 9 horas.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários