Lula vem a BH para evento em defesa da democracia

29/06/2017 às 16:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:18

Em meio à crise política, com pedido de renúncia e movimentos em prol da saída do presidente Michel Temer (PMDB), o ex-presidente Lula (PT) desembarca na capital mineira no próximo dia 10 de julho para evento em defesa da democracia. 
O Instituto Lula lançará pesquisa digital sobre histórias do período de 1930 a 1964. A pesquisa faz parte do Memorial da Democracia, uma espécie de museu digital criado pelo Instituto que abarca os períodos de 1964 a 2002, mostrando a luta pela democracia e a favor de direitos sociais. 

O evento deve servir de palanque para críticas aos governo Temer.

Partidos sondam Janot

Partidos políticos aguardam a saída do procurador-geral, Rodrigo Janot, do cargo, em setembro, para fazerem convites com o intuito de lançá-lo ao governo de Minas em 2018. Lideranças políticas já falam no nome de Janot nos bastidores.
Porém, quem conhece o procurador-geral duvida que ele aceitará a pretensão. Além de ser entusiasta da carreira no Ministério Público, dizem que correria o risco de ter os atos na “Lava Jato” questionados, como se tivessem sido feitos pensando na política futura. Mineiro de Belo Horizonte, Janot deixa de ser procurador-geral, mas segue na Procuradoria. 

Rejeição

O Instituto  Ipsos realizou pesquisa de avaliação de 32 personalidades políticas. Advinha quem lidera o ranking dos mais mal avaliados? O presidente Michel Temer (PMDB). Para 93% dos entrevistados, a imagem de Temer não é nada boa.
Ele é seguido por Eduardo Cunha (92%), preso na “Lava Jato”, o senador mineiro afastado Aécio Neves (91%) e o senador Renan Calheiros (84%). A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, obteve menor índice de reprovação, 39%. 

A pesquisa traz outra má notícia para Temer. O levantamento do Ipsos aponta que 95% dos entrevistados consideram que o Brasil está no rumo errado, mostrando um acréscimo de dois pontos percentuais em relação ao índice de maio (93%). 
A pesquisa também auferiu a aprovação da “Lava Jato”. Para 96% dos entrevistados as investigações necessitam averiguar todos os partidos políticos e a mesma porcentagem acredita que a operação deve continuar até o fim, custe o que custar. 

Realizada entre os dias 1 e 13 de junho, a pesquisa Ipsos contou com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3%. 

Supermercado

As vendas nos supermercados mineiros registraram queda de 3,97% em maio deste ano se comparado com o mês anterior. No acumulado do ano, no entanto, há alta, mesmo que tímida, de 1,25%, conforme balanço divulgado ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). 

A expectativa do setor é de voltar a registrar crescimento em junho. As sazonalidades “juninas” sempre trazem impacto nas vendas de bebidas quentes, vinhos e itens típicos do período, como milho para pipoca, canjica, caldos e ingredientes para o preparo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por