Mais de 90% dos brasileiros querem eleições diretas

31/05/2017 às 11:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:09

Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná mostra que 90,6% dos brasileiros desejam eleições diretas para a Presidência da República, caso o presidente Michel Temer (PMDB) deixe o cargo. Apenas 7% desejam eleições indiretas, em que senadores e deputados votariam em um nome.

A Constituição determina que, em caso de vacância, deve ocorrer a escolha indireta para o substituto da cadeira. Por isso, o Instituto Paraná também perguntou aos entrevistados quem eles desejam ver no posto mais alto do Executivo. 

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, aparece com 24,4% das intenções na pesquisa estimulada. Ele lidera o ranking seguindo da presidente da STF,  ministra Cármen Lúcia (13,2%) e do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (11,9%). Nome ventilado para a sucessão de Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fica com a quinta posição, com 4,3%, atrás também de Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo pelo PT. 

Chama a atenção a avaliação de Temer. Com o agravamento da crise política, 74,8% dos brasileiros avaliam como ruim ou péssima a administração do peemedebista. Para apenas 6,4% é boa ou ótima. Aqueles que consideram regular somam 17,1%. O restante não opinou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de maio, após, portanto, a delação do empresário Joesley Batista, da JBS. Foram ouvidos 2.022 eleitores em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

  

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por