MDB e PT disputam partidos para eleições deste ano

09/07/2018 às 20:30.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:18

 Os emedebistas ligados ao presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, e o os petistas que fazem a pré-campanha do governador Fernando Pimentel disputam ao menos dois partidos na composição por alianças: PV e PRB.
O passe do PV é o mais valioso no campo eleitoral. As duas legendas ainda não bateram o martelo. O PRB, provavelmente, fechará com o PT. Já o PV é uma incógnita.
 
Desde que Adalclever decidiu sair candidato ao governo de Minas, busca legendas que apoiam Pimentel para uma composição. Já o governador tenta assegurá-las na campanha pela reeleição. 
Emedebistas dizem que Adalclever conversa com oito legendas. Dentre essas, PV e PRB são disputadas também pelos petistas. 

Exonerações
Leitores que trabalham no governo de Minas informaram que, na semana que passou, Fernando Pimentel promoveu várias exonerações e nomeações, prazo final para que o movimento ocorra, conforme legislação eleitoral. Muitos reclamam que quadros do MDB foram demitidos do governo.

Fiat entrará no Rota 2030

O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Antonio Filosa, disse ontem que a empresa irá aderir ao Rota 2030, programa de incentivo tributário do governo federal que dá desconto para empresas do setor que investirem em Pesquisa & Desenvolvimento. Ele não revelou quanto de abatimento a Fiat pretende conseguir.
Filosa encampou um discurso que tem sido quase que unânime entre o empresariado brasileiro: o da previsibilidade no ambiente de negócios. 

“Foi o primeiro passo para a construção, que deve ser feita em conjunto, de atração de investimentos e desenvolvimento industrial. O rota 2030 é um passo que se precisa fazer junto para dar previsibilidade ao ambiente de negócios brasileiro”, afirmou.

O setor automotivo amargou retração em vendas e produção em maio, devido à greve dos caminhoneiros. Além disso, reclamava o fim do programa Inovar-auto, que concedia incentivos fiscais e chegou ao fim em 2017. Durante todo esse ano, as montadoras negociaram com a União um programa aos moldes do Inovar. A ideia era conseguir abatimento no IPI, Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e PIS/Cofins. 

Porém, o governo federal fechou o Rota 2030 com dedução apenas no IR e CSLL de parte do que as empresas investem em pesquisa. 

Mas, conforme Filosa, o que vale é ter segurança para se investir. “Sem previsibilidade, a atração de investimentos é difícil. Quanto mais previsível o ambiente econômico, mais fácil é trabalhar investimentos que deem retorno”, reiterou. A FCA pretende investir R$ 8 bilhões nos próximos anos no país. 


Usiminas e Cubatão


O presidente da Usiminas, Sergio Leite, confirmou que a empresa estuda o retorno em operação do alto-forno de Cubatão (SP). Porém, informou que não existem prazos nem algo concreto sobre o assunto. Matéria do Valor Econômico de ontem mostrou que a siderúrgica mineira pode retomar uma parte da operação em Cubatão, paralisada em 2015 com a crise econômica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por