Metrô de Contagem perto de tornar-se realidade

30/03/2017 às 18:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:56

Na próxima semana, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), terá audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para apresentar o projeto de expansão do metrô por mais três estações, a última sendo após o Parque São João. 

Os três senadores mineiros ajudarão a convencer o governo federal. Como os tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia gozam de prestígio junto ao presidente Michel Temer (PMDB), a expectativa é a de que, desta vez, a proposta não fique apenas no papel, como foi nos últimos 20 anos. 

A Prefeitura de Contagem está disposta a arcar com um terço do investimento, orçado em pouco mais de R$ 600 milhões. Caso, o prefeito escute um sonoro “não” da administração federal, vai construir sozinho a primeira das três estações, no Novo Eldorado, que deve custar cerca de R$ 230 milhões. 

Contagem contará com aumento na receita, decorrente da cobrança de IPTU residencial. 

Para Belo Horizonte, ainda não se tem notícia de movimentações frutíferas do prefeito Alexandre Kalil (PHS).

Ausente
Por falar em Kalil, o prefeito ainda não compareceu às reuniões da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granbel), fórum em que é discutido justamente questões como o metrô, saúde e tantas outras que afetam os municípios vizinhos à capital. Na Granbel, tomou posse recentemente Vitor Penido (DEM), prefeito de Nova Lima. 

Liberdade de Azeredo em julgamento
Condenado em primeira instância pelo Mensalão tucano/mineiro, o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), terá a liberdade em julgamento possivelmente neste ano. É que o relator do recurso dele, em segunda instância, no Tribunal de Justiça, determinou, no último dia 22, ao desembargador Adilson Lamounier, vogal, que marque a data para julgamento. Azeredo foi condenado em 2015, mas aguarda o julgamento do recurso em liberdade. 

Justiça
A Justiça Eleitoral mineira fez jus ao nome e emitiu, pela primeira vez, um diploma de vereador com nome social. O documento foi solicitado ao Foro Eleitoral de Uberlândia (299ª Zona Eleitoral) pela travesti Pâmela Volp, filiada ao PP, que foi eleita em outubro de 2016 para uma cadeira na Câmara do município, com 1.841 votos.

O diploma, que anteriormente foi impresso com o nome de Vilmar Rodrigues Cardoso, foi refeito.

Gado premiado
Produtores mineiros ganharam o 1º lugar em cinco de onze categorias de melhores fêmeas da raça Holandesa no país. O prêmio aconteceu durante o Sumário Top100 Clarifide® Holandês da Zoetis, empresa global de saúde animal. Eles foram premiados durante o lançamento da publicação, em Uberlândia, durante o Curso Novos Enfoques. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por