Pimentel aposta em "carona" na campanha de Lula

15/08/2018 às 15:02.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:56

Atrás do senador Antonio Anastasia (PSDB) nas pesquisas de intenção de voto, o governador Fernando Pimentel (PT) aposta na “carona” na campanha do ex-presidente Lula para deslanchar nos levantamentos. 

A leitura de aliados é a de que, caso Lula consiga concorrer, Pimentel terá a vida facilitada no pleito estadual, tendo grandes chances de vencer Anastasia em um eventual segundo turno. Mas, se Lula sair da disputa, a corrida petista seria mais difícil. 


Independentemente da situação do ex-presidente, Pimentel vai usar do prestígio de Lula e da campanha para soltá-lo para “colar” sua imagem na do astro petista preso em Curitiba. Não à toa ele viajou a Brasília para o registro da candidatura de Lula ao invés de ir pessoalmente registrar sua chapa na tentativa de reeleger-se. 

Bolsonaro no topo
O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), continua a liderar as pesquisas de intenção de voto. No último levantamento, divulgado ontem pelo Instituto Paraná, ele aparece com 23,9% da preferência do eleitor. Nesse cenário, sem a presença do ex-presidente Lula (PT), Marina Silva (Rede) está em segundo com 13,2% e Ciro Gomes (PDT) tem 10,2%.
Já o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é a opção de voto para 8,5% dos entrevistados. Álvaro Dias (Podemos) tem 4,9% e Fernando Haddad (PT), 3,8%. Os demais candidatos estão com menos de 2%. 

Os indecisos ou aqueles que não pretendem escolher nenhuma das opções somam quase um terço do eleitorado: 29,9%. 
Em um cenário com Lula, o petista lidera com 30,8%. Já Bolsonaro cai para 22%. Marina Silva fica com 8,1% e Alckmin tem 6,6%. Ciro Gomes é o quinto com 5,9%. Álvaro Dias tem 4%. 


Leitura da pesquisa: os votos de Lula serão divididos entre os candidatos de esquerda. Sem o ex-presidente, Bolsonaro cai, mas nem tanto. Marina e Ciro sobem. Para o PSDB a estratégia deve ser arrancar votos de Bolsonaro.
A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 2.002 eleitores em todos os estados brasileiros. Foi realizada entre os dias 9 e 13 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02891/2018.

Em alta
A mineira MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a maior e a melhor empresa do ano no setor de Construção pelo ranking Melhores e Maiores 2018, publicado pela revista Exame. O estudo avaliou mais de 3 mil empresas e classificou, na reta final, 1,3 mil companhias de 20 setores da economia.


“Desde que abrimos nosso capital, em julho de 2017, trabalhamos para nos consolidar como a maior do setor, apresentando resultados positivos para nossos acionistas”, contou Rafael Menin, co-presidente da companhia.

O ano de 2017 foi marcado pelo crescimento contínuo dos lançamentos e vendas, alcançando R$ 5,6 bilhões e R$ 6,1 bilhões respectivamente, recordes históricos para a MRV. Para os próximos anos, a construtora espera construir 50 mil unidades por ano, crescimento de 25% frente aos números atuais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por