Sem apresentar propostas para economia, Bolsonaro lidera pesquisa e Twitter

31/07/2018 às 21:45.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:41

A 60 dias das eleições presidenciais, o pré-candidato do PSL, deputado Jair Bolsonaro, lidera pesquisa de intenção de votos. Levantamento feito pelo Instituto Paraná mostra que ele tem 23,6% da preferência do eleitor. É seguido por Marina Silva (Rede), com 14,4%, e Ciro Gomes (PDT), com 10,7%. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7,8% e Álvaro Dias (Podemos), outros 5%. Nesse cenário, o ex-presidente Lula foi excluído. Pelo PT, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pontua 2,8%. 

Os demais pré-candidatos pontuam com menos de 2%.

Quando o nome de Lula é apresentado para o eleitor, o ex-presidente alcança 29%, deixando Bolsonaro com 21,8%. 

A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 2.240 eleitores entre os dias 25 e 30 de julho em todos os estados. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00884/2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Bolsonaro é tido como um dos mais polêmicos dos postulantes ao Palácio do Planalto. Isso pelo histórico militar, declarações polêmicas e por ter declarado que não entende muito de economia. Lembrem-se: o próximo presidente herdará um rombo de mais de R$ 100 bilhões. 

Twitter
Impulsionado por sabatina realizada pelo programa de TV “Roda Viva”, o debate sobre o deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro mobilizou 717.308 publicações no Twitter entre as 20 horas de segunda (30) e as 8 horas de terça (31), cerca de 60 mil tuítes por hora, segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas. 

O volume registrado em 12 horas é equivalente a cerca de 65% das menções sobre o presidenciável computadas nos sete dias anteriores (de 23 a 29 de julho). O pico de referências ocorreu por volta das 23 horas, quando foram registradas aproximadamente 40% das menções e uma média de 4,6 mil tuítes por minuto.


Entre as hashtags mais utilizadas, #bolsonaronorodaviva esteve presente em 33% das menções, e parte delas tende a direcionar críticas aos jornalistas. A #rodaviva foi citada em 27% das postagens e usada em críticas às falas do pré-candidato.

Mapa de interações

As interações motivadas pela entrevista de Jair Bolsonaro no “Roda Viva”, conforme o estudo da FGV, geraram dois principais grupos de discussões, com posições opostas no debate. 
O maior deles agregou mais de 54,2% das contas em interação e é composto de perfis que se posicionam de forma contrária ao deputado federal. 

O segundo maior grupo tem cerca de 26% dos perfis e demonstra apoio a Bolsonaro. Também foram identificados dois grupos menores, com quase 5% dos perfis, cada. A presença de robôs não foi significativa na análise.{SUMMARY}

 

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